Asteroid Map: simulador apresenta estrago de asteroide em qualquer região do planeta
Ferramenta pode fazer a simulação do impacto de um asteroide em qualquer região do planeta, com variados tamanhos de materiais rochosos.
É de conhecimento geral o incidente que causou a extinção dos dinossauros, afinal, segundo levantamentos científicos, houve o impacto de um material vindo do espaço que colidiu com a Terra, causando uma zona de destruição. Esse contato, bem como a mudança de temperatura e a poeira acabaram criando uma condição severa para as formas de vida, causando a extinção de múltiplos organismos e permitindo que outros se desenvolvessem a partir dessa ausência.
Leia mais: A Terra está se afastando do Sol aos poucos; É necessário se preocupar?
Depois de ouvir pela primeira vez essa história, certamente você deve ter se perguntando o que aconteceria se outro asteroide colidisse com a Terra em tal região ou cidade, os impactos que isso geraria, e outras questões. Entre muitos problemas ambientais, além de uma ameaça emergencial à vida de todos no planeta, as esferas sociais entrariam em colapso.
Fora do âmbito mais humano da coisa, é possível ter alguma ideia de como seria este impacto, os tipos de danos causados, como também a área afetada pelas múltiplas camadas geradas a partir da colisão. A fim de saciar essa dúvida extremamente curiosa, existe um simulador de asteroides que pode mostrar qual seria o impacto em qualquer região do planeta com variados tamanhos de materiais rochosos. O resultado da simulação apresenta as diferentes consequências em determinadas escalas, dadas as devidas proporções do impacto.
Para realizar o procedimento, é preciso acessar o site do simulador. Posteriormente, você deve ir ao campo “Input the area of collision”, onde você irá digitar o nome da sua cidade ou bairro. Lembre-se de que a localização desejada deve estar acompanhada de cidade ou país, para que dessa forma o programa reconheça o lugar correto. Caso contrário, ele irá apresentar a posição mais relevante com o mesmo nome.
Depois, você deve usar as opções para selecionar um diâmetro pré-definido para o asteroide, como também pode digitar o valor desejado. Na primeira opção, há uma caixa de diálogo com um valor padrão de 22 m, mas você pode alterar entre os valores sugeridos ali. Contudo, apenas no campo de baixo você pode informar um número desejado que será calculado em metros, então fique atento às devidas conversões desejadas.
Após aplicar a localização e os valores, clique para ver o dano e a simulação será apresentada no mapa ao lado. Você pode repetir os processos e ver a situação em outras localidades. Ao passar o mouse por cima das camadas, você recebe as informações das zonas de impacto e quais os seus efeitos. Essa é uma excelente ferramenta de imaginação.
Comentários estão fechados.