Sinais de que o seu relacionamento vive sob uma micromanipulação
Manipulação em um relacionamento pode aparecer de maneiras sutis. Saiba mais detalhes!
Muitos relacionamentos passam por altos e baixos, e isso é super normal. No entanto, é preciso ter muito cuidado e saber diferenciar algumas situações, como, por exemplo, a manipulação. Ela nem sempre é fácil de ser identificada, caracterizando-se pela micromanipulação, que pode trazer consequências muito prejudiciais para as pessoas. Acompanhe a leitura e saiba quais os sinais de um relacionamento sob micromanipulação.
Leia mais: Conheça os 4 signos considerados excelentes mentirosos pela astrologia
Mas o que seria a micromanipulação?
Qualquer tipo de relacionamento, seja interpessoal ou profissional, pode conter manipulação. A identificação dela em algumas situações pode ser um pouco mais difícil devido ao fato de que ela pode se expressar de maneira sutil. Embora a manipulação em um relacionamento possa parecer óbvia e, lamentavelmente, abusiva às vezes, a micromanipulação tem uma história diferente. É difícil de detectar, e pode aparecer como comentários ou perguntas passivo-agressivas que fazem com que você reconsidere suas crenças ou valores.
De acordo com especialistas, a micromanipulação é mais comum em narcisistas porque eles estão constantemente tentando chamar a atenção para si mesmos e direcionar a narrativa para seus próprios fins.
Como identificar essa característica no seu relacionamento?
Que esse tipo de manipulação pode ser muito sutil, nós já sabemos, mas quais os sinais que podemos ficar atentos? Bem, compilamos aqui os 3 sinais mais comuns que podem facilmente ser identificados em manipuladores emocionais.
Costumam distorcer os fatos e mudar a narrativa
Um comportamento muito comum é distorcer os fatos para evitar assumir a responsabilidade por qualquer erro ou irregularidade. Mesmo que seja discreto, eles tentam mudar a narrativa para atender às suas necessidades, fazendo comentários que farão você considerar a realidade e repensar o fato.
Vão fazer você se sentir culpada (o)
Outra maneira de um micromanipulador interpretar uma “vítima” é fazendo você se sentir culpado por algo, mesmo que isso signifique te zombar. Mesmo que você esteja ciente da verdade, um micromanipulador pode mudar a narrativa apenas o suficiente para fazer você acreditar que você é o culpado.
Diminuem a dor e as inseguranças do outro
Manipuladores têm pouca ou nenhuma responsabilidade afetiva. Eles vêem a tristeza, o sofrimento e a vulnerabilidade de outras pessoas como repletas de falhas de personalidade e besteiras. Isso acaba sendo uma realidade para eles porque é um grande desafio ter empatia pelos outros.
Comentários estão fechados.