Entenda como identificar os sinais do transtorno de personalidade esquiva (TPE)

Se você conhece pessoas que são extremamente tímidas socialmente, é preciso ter atenção a essa condição.

Pouco conhecido, o transtorno de personalidade esquiva ainda é pouco diagnosticado, principalmente porque os sinais e sintomas podem ser confundidos com características de personalidade e hábitos de uma pessoa. Por isso, hoje listamos algumas informações importantes para você saber identificar os sinais de transtorno de personalidade esquiva, por isso, não perca essa oportunidade.

Leia mais: Conheça alguns sinais de transtorno de personalidade antissocial

Saiba como se comporta um portador de transtorno de personalidade esquiva (TPE)

Esse transtorno pode atingir cerca de 2,5% da população.

  • O que é o transtorno de personalidade esquiva (TPE)?

Essa condição possui como características a falta de relacionamentos saudáveis com pessoas adultas. Ou seja, existe uma grande dificuldade de desenvolver amizades e vínculos com outras pessoas, e os primeiros sintomas podem surgir na infância.

Especialistas dizem que esse transtorno pode ser o resultado da combinação de alguns aspectos. É possível que exista uma influência do tipo de criação e educação recebida, além da forma como ocorrem as relações entre crianças e adultos, por exemplo.

  • Como a pessoa com esse transtorno se sente?

A principal característica demonstra que esses indivíduos raramente estão satisfeitos com o isolamento social provocado por esse transtorno. Dessa forma, é comum que os mesmo busquem reverter essa situação.

Porém, essas pessoas não conseguem desenvolver relacionamentos saudáveis e se sentem inseguras e com medo de sofrer rejeição. Dessa forma, existe um grande risco da solidão a longo prazo prejudicar a saúde física e emocional.

Alguns estudiosos sugerem que esse transtorno se estabelece por conta de traumas sofridos na primeira infância. Os comportamentos podem ser reflexo de situações de bullying ou de familiares despreparados em lidar com esse contexto, por exemplo.

  • Quais os sinais e sintomas da TPE?

Existem muitos sinais e sintomas que o transtorno de personalidade esquiva pode apresentar. Entretanto, é comum que o portador apresente no mínimo 4 sintomas. Podemos citar como exemplo a dificuldade de se envolver em atividades ocupacionais que precisam de contato interpessoal.

Outra possibilidade é a rejeição de se envolver e conhecer outras pessoas, principalmente devido ao medo de serem rejeitados. Além disso, não conseguem se sentir relaxados em ambientes sociais com muitas pessoas. E, por fim, podem possuir uma autopercepção negativa sobre suas habilidades sociais, de personalidade e adequação.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.