Síndrome de Couvade, ocorre quando homens apresentam sintomas de gravidez

Característica que atinge os parceiros de mulheres grávidas faz surgir enjoos e outros sintomas típicos da gestação.

Você pode até não conhecer, mas a Síndrome de Couvade atinge os parceiros de mulheres em período de gestação e faz com que a pessoa sinta os efeitos colaterais presentes nesse período da vida da mulher, como aumento de dores abdominais, azia, náuseas e ansiedade.

Síndrome de Couvade: Parcela de futuros pais também experimentam os sintomas

Se os efeitos colaterais da gravidez certamente atingem boa parte das mulheres, em virtude das variações hormonais presentes no período, a novidade que você talvez não saiba é que homens também podem experimentar alguns deles.

Isso é graças à Síndrome de Couvade, que embora não seja uma doença reconhecida, faz com que a pessoa sinta os sintomas físicos e psicológicos vivenciados por uma mulher durante a gravidez. É chamada de gestação empática e é algo comum em todo planeta.

Essa descoberta que parece ser recente, no entanto, é um comportamento cultural de milênios e é uma maneira de alertar os homens para os cuidados com o bebê, segundo explicação de Frank L’Engle Williams, da Georgia State University.

Visão diferente da paternidade

Por esse motivo, a paternidade pode ser experimentada pelos homens a partir do olhar de sua esposa, em que ele entende a responsabilidade que é ter um bebê e as dificuldades enfrentadas até a chegada da criança ao mundo.

Afinal, quando o bebê nasce, há uma transformação hormonal tanto nas mulheres quanto nos homens. Nos homens, quedas nos níveis de testosterona e aumento da ocitocina são fenômenos observados.

Ainda há muita pesquisa a ser feita para entender melhor a Síndrome de Couvade e como ela se forma, porém, uma experiência mais empática da gravidez é capaz de tornar os pais mais afetuosos e bem preparados para os desafios de criar uma pessoa e educá-la para o mundo.

Se você possui um vínculo muito forte com o seu amor, é bem provável que sinta ou venha a sentir, a Síndrome de Couvade, no momento da gravidez de sua companheira, o que vai te ajudar a ver tudo de maneira diferente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.