Este é um dos primeiros sintomas de colesterol alto e costuma aparecer pela noite

Este sintoma pode atrapalhar o sono de muita gente que não sabe que existe uma relação direta entre ele e o aumento do colesterol.

Ter o colesterol alto é um dos principais problemas de saúde que levam pessoas ao óbito ou a utilizarem remédios diariamente. Entretanto, trata-se de um problema que pode ser superado por meio de uma rotina de exercícios e alimentação correta.

Ademais, é preciso atentar-se aos sinais do aumento do colesterol. Por isso, confira este sintoma de colesterol alto que poucos conhecem.

Um dos primeiros sintomas

Quem sofre com colesterol alto pode começar a notar o surgimento de alguns sintomas com o agravamento da condição. Entre eles está a fadiga e a dificuldade de respirar, que são dois sintomas clássicos de quem tem um alto nível de gordura no sangue. Entretanto, esses são dois sintomas que costumam aparecer quando já se tem um estado avançado.

Nesse sentido, é mais comum que, antes dos sintomas graves, a pessoa desenvolva a Doença Arterial Periférica, ou DAP. Trata-se de uma condição em que há o estreitamento das veias e das artérias e que impedem o sangue de circular. Portanto, é a mesma premissa da condição que causa derrames ou ataques cardíacos.

Assim, a grande diferença aqui é que na DAP o sangue corre em direção aos membros periféricos, ou seja, braços ou pernas. Desse modo, um dos primeiros sintomas de ter o colesterol alto é sentir incômodo e câimbras nesses membros. Isso costuma aparecer principalmente no período da noite, o que pode atrapalhar o sono.

Interrupção do sono

Outro fator que agrava a DAP é o fato de que, enquanto dormimos, não há um fluxo constante de sangue para abastecer nosso corpo. Isso porque a gravidade ajuda o sangue a fluir para as pernas, o que não acontece enquanto estamos deitados. Por isso, pessoas com colesterol alto sentirão facilmente a mudança na circulação.

Ainda assim, vale destacar que não apenas o colesterol alto pode causar câimbras. De modo que é sempre importante consultar um médico e realizar exames periódicos para confirmar esse diagnóstico. Além disso, escolha praticar exercícios físicos e comer bem como uma forma de evitar o acúmulo de gordura em suas artérias e veias e assim viver bem.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.