Afine sua mente: como a música potencializa o cérebro

A música está presente em muitos momentos da nossa vida, mas muitos não sabem como ela pode nos estimular!

É muito simples encontrar músicas que se adequam perfeitamente como “trilhas sonoras’’ da nossa vida, isso porque elas têm o poder de nos contagiar de maneiras incontestáveis e surpreendentes. Além disso, ela nos beneficia de outras maneiras, agindo a música como estimulante positivo no nosso dia a dia.

Nosso bem-estar e a música

A música é muito importante para a manutenção do nosso bem-estar, isso porque atua de forma muito benéfica na nossa saúde mental, além de contribuir nos estímulos de áreas muito importantes como a atividade neurológica, a memória e a audição.

Esse estímulo acontece através do desenvolvimento da capacidade cognitiva, quando sintonizado com o cérebro em frequências que fazem essa atividade neural agir e nesse momento nossa mente começa a desempenhar alguns exercícios importantes.

Os estudiosos do campo da psicologia vêm analisando por anos a ligação da música com o nosso desenvolvimento psíquico e para além, outras áreas de estudo, outros campos da ciência conseguiram identificar na música o auxílio no tratamento de sérias doenças como o Alzheimer e a depressão.

Como acontece?

No momento que a música está sendo executada, a nossa função orgânica, frequência respiratória, cardíaca e outras entram em sincronia com a melodia, sendo processada não apenas pela nossa audição, mas também pelo nosso cérebro, interferindo de diversas formas no seu funcionamento.

Dependendo do ritmo e gênero musical, conseguimos receber e reagir a diferentes estímulos e em diversas situações.

Como exemplo, temos as músicas mais agitadas enquanto fazemos exercícios, elas nos instigam a uma melhor execução da atividade, uma carga maior de energia sendo depositada, assim como as músicas tristes que em determinados momentos nos estimulam a expressão maior dos nossos sentimentos.

Com o decorrer do tempo e com uma certa constância no contato com a música, o cérebro tem uma tendência a expansão de suas atividades, seu desempenho é potencializado de formas visíveis e as capacidades em diferentes áreas vão se aflorando cada vez mais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.