30 sites para baixar livros totalmente de graça!

Plataformas que reúnem títulos acadêmicos e literários de todo o mundo, permitindo seu acesso e download de forma legal e gratuita.

0

Dizem que ler é viajar sem sair do lugar, é conhecer novas culturas sem deixar a sua para trás, abrindo horizontes para mundos, até então, inimagináveis. O fato é que a leitura proporciona pensamento crítico, além de contribuir de forma considerável para enriquecer o seu vocabulário.

O prazer de entrar em uma biblioteca ou livraria, permitindo-se escolher um (ou vários) entre tantos títulos é inenarrável! Porém, infelizmente, nem todos dispõem de possibilidades financeiras, ou mesmo de tempo, para isso! Por outro lado, sites do mundo inteiro, entre eles bibliotecas virtuais, possibilitam o acesso a títulos do mundo inteiro, de forma gratuita.

Confira uma lista que trouxemos com os 30 melhores sites que disponibilizam download legal – e gratuito – de obras do mundo inteiro. Os títulos incluem clássicos da literatura, livros acadêmicos, documentos históricos e, até mesmo, histórias em quadrinhos!

1. Unesp Aberta – O site foi criado pela reitoria da Unesp e disponibiliza material pedagógico gratuito. Os títulos foram desenvolvidos para os cursos oferecidos pela instituição, mas encontram-se abertos para consulta em diferentes formatos.

2. Lê Livros – O site é todo em português, além de muito fácil de baixar. Existem duas versões – a gratuita e a premium, que pede assinatura mensal. Na plataforma, você pode baixar ou ler online obras de autores como Gabriel García Márquez e Osho.

3. Projeto Gutenberg – O primeiro acervo digital de livros do mundo já conta com mais de 100 mil títulos em diferentes idiomas. A plataforma foi criada em 1971 e permite que as obras sejam baixadas e lidas em diferentes maneiras.

4. eBooks Brasil – O site reúne livros eletrônicos gratuitos em diversos formatos. Disponível em português, a biblioteca virtual permite filtrar as obras por categorias e encontrar autores como Voltaire e Kant.

5. Livraria Cultura – Nossa gigante nacional também tem sua versão online, incluindo obras acadêmicos e grandes clássicos da literatura, como Edgar Allan Poe.

6. Dear Reader – Trata-se de um clube virtual que, mediante um cadastro prévio, envia trechos de livros por e-mail. O usuário recebe, em média, cerca de dois a três capítulos de livros por dia.

7. Free-books.net – O site divide os títulos em categorias, reunindo obras nacionais e internacionais. O acervo inclui livros sobre Música e Dança, Comédia, Receitas, Matemática, Administração e Negócios.

8. Biblioteca Mundial Digital – O site reúne mais de 20 mil títulos originados em 193 países e, por isso, escritos em diversos idiomas. No acervo, podem ser encontrados livros raros, documentos históricos e fotografias, todos disponíveis para leitura online.

9. Machado de Assis – O site foi criado pelo MEC e disponibiliza a obra completa do escritor para leitura online, tanto em PDF quanto em HTML. Com o objetivo de ampliar o acesso às obras do autor, a biblioteca foi instituída no centenário de sua morte e traz crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.

10. Outros Quadrinhos – Amantes de HQ’s encontram seu reduto virtual neste site que reúne revistas do mundo inteiro, além de disponibilizá-las em seu portal de forma gratuita.

11. Biblioteca Nacional de Portugal – O acervo digital da Biblioteca Nacional de Portugal reúne milhares de obras. O grande destaque vai para um site inteiramente dedicado ao escritor José Saramago, no qual constam manuscritos do autor.

12. Feedbooks – o acervo virtual francês traz obras originais disponibilizadas pelos autores, além de títulos em domínio público. Entre as primeiras, podem ser encontrados livros gratuitos ou pagos. Ah, as publicações são em inglês!

13. Saraiva – Uma das maiores livrarias do Brasil contam também com plataforma de livros digitais. Atualmente, são mais de 170 títulos gratuitos sobre cinema, arte, teatro, entre outros assuntos.

14. Amazon – A gigante americana dos livros oferece milhares de livros digitais gratuitos, incluindo e-books recentes, mangás e autores consagrados, como José de Alencar, Casimiro de Abreu, Aluísio de Azevedo e Eça de Queiroz.

15. Google Books – Nosso melhor amigo das pesquisas permite acessar livros gratuitos, além de sua visualização. Mesmo aqueles que são pagos permitem verificar algumas de suas páginas, ajudando a decidir pela compra.

16. Portal Domínio Público – A biblioteca virtual foi criada em 2004 pelo Governo Federal no intuito de divulgar clássicos da literatura mundial. Com isso, oferece download gratuito de mais de 350 obras, tanto em coleções quanto em acervo de música. Os principais destaques são 21 livros do autor português Fernando Pessoa, a obra completa de Machado de Assis, além da Divina Comédia. Essa, inclusive, foi traduzida.

17. Acervo Digital de Obras Raras – O site é mais uma iniciativa da Universidade de São Paulo (USP) e é especialmente voltado para pesquisadores. São milhares de obras, literalmente, raras escritas em séculos passados, coleções de jornais antigos, além de mais de 30 obras completas em diferentes idiomas.

18. Virtual Books – O site permite baixar livros em nosso idioma, incluindo títulos como O porquinho no espelho, Fábulas de Esopo e La Fontaine, e As viagens de Gulliver.

19. Read Print – O site funciona como uma livraria virtual e disponibiliza mais de 8 mil títulos em inglês, incluindo livros e poemas. O conteúdo é voltado para estudantes, professores e amantes de clássicos literários.

20. Casa de José de Alencar – O pai do romance brasileiro também tem sua própria biblioteca virtual na qual podemos encontrar 14 de suas obras disponíveis para download gratuito, incluindo romances e peças de teatro.

21. Europeana Collections – A maior parte dos autores reunidos pelo acervo são de origem europeia, como o próprio nome já diz. No entanto, é possível encontrar obras nacionais, como o Atheneu de Raul. Excelente para quem está prestando o Enem!

22. CIEE – Sim, além de orientar os estudantes para estágio, o centro de integração também tem sua própria plataforma de livros gratuitos. O acervo inclui títulos sobre A nova classe média, O futuro da televisão brasileira, entre outros.

23. Cultura Acadêmica – O site mantém o selo da Editora Unesp e seu catálogo inclui livros acadêmicos pertencentes a diversas áreas, muitos deles disponíveis em PDF para download gratuito.

24. Blog Midia8 – O site ultrapassa os 200 links de livros sobre comunicação em português, inglês e espanhol. A partir deles, o usuário pode ler os títulos online ou fazer download.

25. e-Livros Grátis – O site divide o conteúdo em categorias que incluem Literatura Brasileira, História, Economia, Geografia e História. Para acessar o material, basta escolher a obra e clicar em download.

26. Brasiliana – A biblioteca criada pela Universidade de São Paulo (USP) tem cerca de 4000 mil títulos digitalizados que permitem download legalizado. As obras incluem livros raros, periódicos, documentos históricos, manuscritos e imagens. Para se ter uma ideia, é possível acessar mapas e ilustrações históricas, além de livros do século XVIII!

27. Open Library – O acervo digital é parte do projeto Internet Archive, cujo intuito é catalogar todos os livros já publicados no mundo! Se vão conseguir, não sabemos, mas o site já conta com, pelo menos, 1 milhão de títulos disponíveis para download. As obras podem ser encontradas em diferentes idiomas e incluem música, filmes, livros e conteúdo histórico.

28. Universia – A idealizadora desse projeto é Universia, rede de cooperação universitária latino-americana. O site conta com mais de 1.000 arquivos de domínio público em um acervo que inclui biografias de cineastas, textos científicos sobre comunicação e clássicos da literatura universal.

29. Bookyards – A plataforma permite o acesso a mais de 17 mil livros digitais, além de bibliotecas online de todo o mundo.

30. Many Book – O site reúne nada menos que 29 mil e-books, de forma gratuita, como Orgulho e Preconceito, As Aventuras de Sherlock Holmes e A Ilha Misteriosa. A plataforma e os títulos são todos em inglês.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.