Slip, cassete ou portátil: qual dos 3 modelos de ar-condicionado vale a pena?
Com diversas opções no mercado, os consumidores podem ficar em dúvida na hora de escolher um novo ar-condicionado. Entenda as diferenças!
Com a chegada de uma nova onda de calor no Brasil, é esperado que o uso do ar-condicionado aumente nas residências e empresas de todo o país. No entanto, com o aumento no uso do aparelho, vem também o aumento na conta de energia no final do mês. Esse gasto pode ser ainda mais alto, dependendo de qual modelo de ar condicionado está sendo utilizado.
Na hora de comprar um ar-condicionado, o consumidor possui diversas opções, como ar-condicionado portátil, split, cassete e aqueles com a tecnologia “inverter”. Porém, além de optar conforme o gasto energético, outro ponto a ser levado em consideração são as necessidades do espaço em que o aparelho será instalado.
1. Ar-condicionado Split
Nesse modelo, o condensador do aparelho fica separado do evaporador. O condensador é a “caixa” instalada do lado de fora do ambiente, que fica ligada ao evaporador dentro da casa por meio de tubos e cabos. Devido a essa distância, a parte que faz barulho do aparelho fica longe do ambiente a ser refrigerado.
2. Cassete
O modelo cassete é recomendado para grandes ambientes e com grande circulação de pessoas. Sua instalação é embutida no teto, sendo preciso abrir um espaço no forro para instalar a tubulação do aparelho. Devido a esse fator e a potência que possui, o ar-condicionado cassete é indicado para ambientes residenciais ou comerciais de médio a grande porte.
3. Portátil
Por contar com uma facilidade em sua instalação, o ar-condicionado portátil não exige a fixação do aparelho na parede ou no teto do ambiente. No entanto, ele não possui a mesma capacidade de refrigeração dos demais. Além disso, a parte evaporadora e condensadora do aparelho ficam acopladas no mesmo equipamento, o que o torna mais barulhento.
Tecnologia inverter
Os aparelhos que utilizam a tecnologia inverter são conhecidos por consumirem menos energia e proporcionar uma refrigeração mais uniforme do ambiente. Contudo, é importante destacar que Inverter não é um modelo de ar-condicionado, mas sim uma tecnologia implementada em diferentes modelos do aparelho.
Por meio dela, os aparelhos conseguem ajustar a velocidade do compressor de acordo com a demanda de resfriamento do ambiente. Ou seja, assim que o cômodo já estiver com a temperatura mais baixa, o ar-condicionado se ajusta automaticamente para evitar o consumo extra de energia.
Comentários estão fechados.