Snapchat cria novos filtros e incentiva aprendizado de linguagem de sinais
Recursos traduzem a linguagem falada em linguagem de sinais. Engenheira responsável se inspirou no próprio filho para implantar as ferramentas de inclusão.
A moda de filtros em fotografias e vídeo teve início há alguns anos com o aplicativo Snapchat. A rede social foi uma das primeiras a embarcar nessa temática e investir em vídeos curtos. Porém, da mesma forma que surgiu, rapidamente deixou de figurar entre os apps famosos. Porém, no último mês de setembro, a empresa lançou novas atualizações.
Leia mais: Griefing: Compreenda a prática proibida em LoL, CS: GO e outros jogos
Novidades – Snapchat
Três novos filtros de realidade aumentada foram lançados e ajudarão os usuários com linguagem de sinais. Através das novidades, os usuários conseguirão representar seus nomes através de sinais. Palavras simples, como amor, abraço e sorriso também estão na lista.
As ferramentas inclusivas foram desenvolvidas com auxílio de funcionários surdos e com deficiência auditiva da Snap. Elas utilizam recursos de inteligência artificial da startup SignAll. Ela criou uma nova tecnologia especificamente destinada à inclusão de surdos no mundo digital.
Mais inclusão
Em uma explicação simples, o app rastreia o movimento das mãos dos usuários e realiza a tradução. Essa tradução ocorre por meio de um paralelo entre a linguagem falada e a linguagem de sinais.
As novidades do Snapchat foram encabeçadas pela engenheira de software Jennica Pounds. Ela é uma das funcionárias com deficiência auditiva que trabalha para a empresa.
Em uma das publicações do Snapchat nas redes sociais, a engenheira fala sobre seu filho. O aprendizado de língua de sinais foi algo difícil para o garoto no início e esse foi um dos fatores de motivação. A funcionária ainda ressalta a importância para outras famílias.
“Sou apaixonada por essa tecnologia porque realmente acredito que ela abrirá muitos aplicativos. É uma tecnologia como esta que ajudará famílias como a minha a se comunicarem e crescerem juntas”, disse Pounds.
O novo recurso do Snapchat está disponível apenas nos Estados Unidos da América (EUA). Afinal, inicialmente, a ferramenta utiliza a tradução exclusivamente para a linguagem de sinais norte-americana. Porém, este foi um passo importante para o surgimento de mais novas tecnologias do gênero em mais apps.
Comentários estão fechados.