Sob ou sobre?
Saber quando e onde usar os termos "sob ou sobre" é uma dúvida comum. No entanto, apesar de serem parecidas, possuem significados opostos.
Sob ou sobre? Essa é uma dúvida normal, mas, apesar de serem palavras com escrita e pronúncia parecidas, possuem significados contrários, ou seja, são termos antônimos.
Ambas são classificadas como preposição, o que significa que são termos invariáveis usados para ligar duas palavras em uma oração.
- Sobre quer dizer que algo está em cima: sobre a cama, por exemplo.
- Sob, como dito anteriormente, é o contrário de sobre. Sendo assim significa que algo está embaixo: embaixo da cama, por exemplo.
Quando usar o sobre?
Sobre é uma preposição, com origem no latim e significa “super”. É utilizada como sinônimo de “em cima de”, “acima de” e “por cima de”. Dessa forma, faz referência a algo que está em um nível superior.
Além disso, essa palavra pode ser usada como sinônimo de “acerca de”, “em relação à”, “a respeito de”, “mais do que”, entre outros. Veja alguns exemplos:
- O caderno e o lápis estão sobre a mesa;
- Deixei meu celular sobre a cama;
- Não tenho nada a dizer sobre este assunto;
- Eu não tenho nenhuma reclamação sobre ela;
- Conversamos a tarde toda sobre animais.
Quando usar sob?
Sob é uma preposição com origem também no latim, e quer dizer “sub”, indicando inferioridade. É utilizada como sinônimo de “abaixo de”, “por baixo de”, e “debaixo de”. Fazendo alusão a inferioridade de algo ou alguém.
No mais, essa palavra pode ser usada com o sentido de “condição” ou “em estado de”. Por exemplo:
- Não consigo trabalhar sob pressão;
- O gato estava sob o carro;
- O documento está sob sua responsabilidade;
- O restaurante está sob nova direção;
- A situação está sob controle.
Veja também: Entregado ou entregue?
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.