“Socializar o conhecimento científico para a transformação social”
Esse é o principal objetivo da 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica
‘Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil. Esse é o tema central da 3ª edição da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que se realiza entre os dias 16 e 22 de outubro próximos, no auditório Ulysses Guimarães, em Brasília, em paralelo à 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Ao buscar trazer novas perspectivas, a partir do intercâmbio de informações e ideias, e pela partilha de conhecimento, o evento visa socializar o conhecimento científico para a transformação social, por meio da educação profissional e tecnológica.
Com entrada gratuita e inscrições abertas até o próximo dia 15 deste mês, a 3ª Semana Nacional de EPT apresenta uma programação que abrangerá seminários, exposição de projetos e pesquisas das instituições de educação profissional e tecnológica, assim como oficinas e apresentações culturais.
No caso das instituições de EPT, a adesão ao evento, também até o dia 15, deve seguir as orientações encaminhadas por ofício pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) às redes de ensino.
Participação ampliada – Para a edição deste ano, a Semana procura dar ênfase à ampliação da participação das instituições deste segmento educacional, tendo em vista envolver todos os entes envolvidos, desde estudantes, servidores, pesquisadores e profissionais de ensino.
Educação inclusiva – Segundo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, “o evento é uma oportunidade para coletivamente traçarmos estratégias e diretrizes para uma educação mais cidadã, inclusiva e inovadora. A educação profissional pode e deve contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a superação das desigualdades em nosso país”.
Inserção plena – Prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional que visa preparar os jovens para o exercício profissional, de modo que o cidadão obtenha uma inserção plena no mundo do trabalho, como também, na vida social. Além disso, a EPT contempla cursos de qualificação, técnicos, tecnológicos e de pós-graduação, organizados de forma a propiciar o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos.
Comentários estão fechados.