‘’Soft Skill’’: você tem essa habilidade tão procurada por profissionais?

As famosas soft skills são habilidades comportamentais que são essenciais nesse novo mercado de trabalho. Aconselhamos você a desenvolvê-las.

O Brasil conta com altas taxas de desemprego, entretanto há um enorme contingente de potenciais trabalhadores que podem ser inseridos ou recolocados no mercado, contudo algumas habilidades estão sendo exigidas, seja para ser aprovado na entrevista de emprego ou para manter-se na vaga.

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É por este motivo que listamos dicas de como desenvolver as soft skills que tanto estão sendo solicitadas por empregadores de áreas diversas.

Soft skills: você sabe o que é isso?

Também conhecidas como competências, especialmente em tradução livre, elas dizem respeito às aptidões ou técnicas profissionais que podem ser potencializadas pela personalidade do empregado, como a capacidade de se comunicar bem, a facilidade em trabalhar em equipe ou delegar tarefas, a habilidade de chefiar um time ou a inteligência emocional ao lidar com situações difíceis. Entenda mais sobre a importância delas para o ambiente de trabalho.

Hard skills x soft skills

Hard skills são os domínios mais técnicos, ou seja, tudo que é possível desenvolver por meio da formação científica ou acadêmica, como por meio de treinamentos e cursos. Durante os períodos mais tecnicistas, essas habilidades mensuráveis foram as mais apreciadas, pois os seus resultados podiam ser medidos de maneira exata.

Por outro lado, soft skills se referem às competências comportamentais. Dessa forma, embora não seja possível medir exatamente o impacto no produto final, a forma como um chefe lida com as suas emoções, com a rotina e com a motivação dos funcionários também tem valor e é de extrema importância na produtividade da empresa.

Pensando nisso, um profissional completo precisa ter tanto uma quanto a outra. Para cargos de chefia, as habilidades subjetivas são essencialmente mais importantes. Veja abaixo alguns exemplos de soft skills:

  • Ética trabalhista

Entender que é preciso seguir as regras e ter respeito pelos colegas de equipe, pelos seus subordinados e pelos seus chefes, além de por toda a cadeia de produção é uma qualidade de extrema importância para os recrutadores.

  • Inteligência emocional

Saber lidar com imprevistos, prazos vencidos, clientes fazendo cobranças, momentos de fragilidade do empregado… Enfim, são várias as situações que podem demandar inteligência emocional, sobretudo para quem está em posição de chefia. É por isso que é tão importante estar com a terapia em dia ou, pelo menos, já ter essa maturidade bem exercitada.

  • Gestão do tempo

Ser organizado pode ser um desafio, especialmente para quem precisa comandar várias linhas de produção. Sendo assim, recrutadores costumam priorizar as pessoas que demonstram ter um pensamento lógico e ordenado, facilitando assim a vida de todos que trabalham ao seu lado. Lembre-se disso!

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