As 5 ‘soft skills’ essenciais no mundo corporativo de hoje

Ao lado das competências técnicas, as habilidades comportamentais são cada vez mais analisadas em seleções.

No mundo corporativo contemporâneo, além das habilidades técnicas, as chamadas “soft skills”, ou habilidades interpessoais, têm se mostrado cada vez mais essenciais. Estas competências, relacionadas à inteligência emocional, têm impacto significativo no desempenho do indivíduo e da equipe no ambiente de trabalho.

As soft skills mais desejadas no mercado de trabalho se complementam e, para se tornar um profissional cada vez mais completo, é importante desenvolver cada uma delas.

Aqui estão cinco soft skills consideradas essenciais no mundo corporativo de hoje:

Resolução de problemas

‘Problem solving’ ou resolução de problemas é quando uma pessoa está orientada a encontrar solução para diferentes problemas de maneira proativa.
A resolução de problemas muitas vezes está associada à capacidade analítica, raciocínio crítico e criatividade. Afinal, é preciso analisar diferentes fatores de um problema e ser inovador na solução.

Empatia

Empatia é uma habilidade comportamental associada à capacidade de se colocar no lugar do outro e conseguir entender suas emoções e sentir suas dores, sentimentos e alegrias.

A empatia está associada a uma escuta ativa, pouco julgadora e atenta ao que é dito. Por esse motivo a empatia é tão desejada no mercado, em especial nos cargos de liderança e chefia.

Trabalho em equipe

Trabalhar em equipe pode ser um desafio para muitas pessoas. Afinal, lidar com opiniões diferentes não é tão simples quanto parece.

Quem consegue trabalhar em equipe de maneira engajada, com potencial de contagiar os colegas e/ou liderados, se destaca na função e obtém resultados positivos, com mais produtividade e eficiência.

Adaptabilidade e resiliência

As mudanças frequentes obrigam o profissional do futuro a se manter sempre atualizado e em busca de novidades.

Isso significa ser adaptável e estar pronto para fazer atividades de maneira diferentes, com inclusão de novas ferramentas.

Da mesma forma, a resiliência e antifragilidade diz respeito à capacidade de superar situações delicadas e encará-las como oportunidades de crescimento.

Comunicação clara e assertiva

A boa comunicação é essencial não somente no mercado de trabalho, mas em todas as áreas da vida.

Nesse sentido, desenvolver suas habilidades de comunicação é fundamental para o próprio crescimento.

Investir no aprendizado de oratória vai fazer com que você aprenda a se comunicar melhor, de maneira mais clara, assertiva e transparente. Com isso, se torna mais fácil a comunicação com sua equipe e as chances de uma promoção são maiores.

Criatividade

A criatividade não quer dizer fazer algo inovador do zero ou criar soluções super arrojadas. Ser criativo é uma habilidade que todos podem desenvolver, inclusive o profissional do futuro.

Nesse sentido, a criatividade é considerada uma soft skill muito importante, porque mostra como a pessoa consegue trazer novas soluções a partir da combinação de diferentes elementos.

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