O que é o Solstício? Como acontece, datas do Solstício

Os períodos do ano de maior inclinação em latitude da Terra em relação ao Sol dá início as estações do Verão e do Inverno. A esses períodos se dá o nome de Solstício.

0

O que é o Solstício?

O Solstício é o início das estações do Verão e do Inverno nos Hemisférios Sul e Norte do planeta.  São dois períodos do ano em que a Terra está mais declinada em latitude, medida a partir da linha do equador, o que faz com que a luz solar incida verticalmente sobre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer. 

Como acontece o Solstício?

Como acontece o solstício?     Fonte: lamborghini.risna.co

 

O fenômeno astronômico acontece porque a Terra realiza os movimentos de rotação e translação que causam inclinações do globo em relação ao Sol.

A inclinação da Terra provoca maior intensidade de radiação solar em um dos hemisférios, caracterizando o solstício de verão (quando o dia é maior que a noite).

No mesmo período, acontece o solstício de inverno no outro hemisfério (quando a noite é maior que o dia).

No Solstício a inclinação do eixo de rotação do planeta é de aproximadamente 23°27 tendo como referência o eixo de translação com o Sol. Isso provoca a distribuição desigual de raios solares entre os Hemisférios Norte e Sul .

Datas do Solstício de Verão e do Solstício de Inverno 

Entre os dias 21 ou 22 de dezembro os raios solares incidem verticalmente sobre o Trópico de Capricórnio, desencadeando o solstício de verão no Hemisfério Sul e o solstício de inverno no Hemisfério Norte.

A partir do dia 21 ou 22 de junho, os raios solares incidem verticalmente sobre o Trópico de Câncer, tendo início o solstício de verão no Hemisfério Norte, e, por sua vez, o solstício de inverno no Hemisfério Sul.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.