Somente 4% dos brasileiros com telefone aderiram ao serviço ‘Não me Perturbe’
Se você ainda continua recebendo ligações de telemarketing, está na hora de conhecer o Não me Perturbe.
Lançado no ano de 2019, o programa Não Me Perturbe é uma iniciativa para reduzir ligações indesejadas dos serviços de telemarketing e instituições financeiras. Porém, menos de 5% dos brasileiros aderiram ao serviço desde que foi lançado e continuam a receber ligações todos os dias.
Solicitação pode levar até 30 dias para ser processada
O Não Me Perturbe é um serviço gratuito e pode ser usado por qualquer pessoa com linha telefônica. A ideia do serviço é reduzir a quantidade excessiva de ligações de telemarketing. Dessa forma, serviços de cobrança ou doações ainda podem entrar em contato pelo seu telefone.
Porém, mesmo com a possibilidade de não ser mais perturbado pelo telemarketing, apenas quatro a cada cem linhas telefônicas do país estão habilitadas para fazer parte do Não Me Perturbe.
Saiba mais sobre o serviço
Segundo o relatório da Conexis, o Brasil terminou o ano de 2022 com apenas 11 milhões de números cadastrados no telemarketing e representa o percentual de 3,8% da quantidade total de telefones móveis e fixos do país, que está na faixa de 288,6 milhões.
Em termos de números absolutos, o maior estado do país, São Paulo, é aquele que possui a maior quantidade de telefones registrados no serviço. São mais de 5,17 milhões de linhas cadastradas, percentual que equivale a 5,9% do total de números de todo estado, mais de 87 milhões.
Porém, quando se fala em proporção entre bloqueios e quantidade de linhas móveis e fixas, é o Distrito Federal que sai na frente, com 7,1% da base telefônica com cadastro no Não Me Perturbe.
Não Me Perturbe diminui a incidência de ligações de oferecimento de empréstimos
Hoje, o serviço ainda é limitado e se refere apenas a oferta de crédito. Por isso, ainda não é possível bloquear as ligações de outros setores da economia.
Porém, o sucesso da medida já pode ser observado a partir da redução das queixas dos consumidores na Anatel sobre os serviços de telemarketing, com redução de 29% se comparado ao ano de 2021.
Caso você ainda não tenha se cadastrado na plataforma, acesse o site aqui e registre o seu número agora mesmo.
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