Sonho Lúcido: Cientistas buscam entender o porquê de sabermos que estamos sonhando
Entenda os principais motivos que podem proporcionar o aparecimento do chamado ‘sonho lúcido’.
Você já notou que algumas vezes nós conseguimos perceber que estamos em um sonho? Esse fenômeno se chama “sonho lúcido” e considera a hipótese de estarmos conscientes no momento do sonho, porém, você pode se perguntar, por que isso acontece? Para responder a essa pergunta, leia esta matéria e entenda mais sobre o que é o sonho lúcido e suas consequências.
Leia Mais: Você tem sonhos estranhos? Saiba o que eles podem significar.
Por que existem ‘sonhos lúcidos’?
Talvez a pergunta mais importante a ser feita é: afinal, por que nós conseguimos reconhecer que estamos sonhando? Afinal, os sonhos não deveriam ser um mecanismo do nosso inconsciente? Segundo os estudiosos, um dos motivos que levam alguém a perceber que está sonhando é o hábito de questionar se está se aquilo é realidade ou um sonho.
Isso quer dizer que as pessoas que fazem essas perguntas acordadas, costumam replicá-las em seus sonhos. Então, da mesma maneira que você consegue reconhecer que não está em um sonho, também é possível perceber quando se está sonhando. Então, a partir desse momento, inicia-se o sonho lúcido.
Inclusive, um recente estudo publicado na Current Biology mostra um experimento em que pessoas com grande frequência de sonhos lúcidos passaram por um ‘treinamento’ para se comunicar durante o sonho. No caso, esses voluntários iam para dentro de uma máquina de eletroencefalograma para medir sua atividade cerebral.
Além disso, os pesquisadores usavam uma máquina para captar o movimento dos olhos. Assim, esses voluntários eram induzidos ao sono cientes de que deveriam mover os olhos três vezes para frente e para trás se estivessem em um sonho lúcido e assim, eles fizeram. Ademais, eles conseguiram responder perguntas aos cientistas por meio do movimento dos olhos.
Sonhos lúcidos são ‘perigosos’?
Não há nada de perigoso nesse fenômeno, entretanto, os cientistas alertam que esse tipo de sonho não é exato. Afinal, espera-se que o momento de dormir seja um momento em que desconectamos do nosso pensamento consciente. Assim, pessoas com muitos sonhos lúcidos tendem a demonstrar menor movimento REM, que é muito importante para o cérebro.
Comentários estão fechados.