Sósias sem parentesco: É possível?

Especialistas do Instituto Josep Carreras de Pesquisa em Leucemia de Barcelona, na Espanha, buscam uma explicação científica para esse fenômeno; Saiba mais.

Embora a coincidência de sósias não seja algo comum, ela existe. A existência de sósias sem nenhum parentesco é o fenômeno em que duas pessoas sem nenhuma relação genética se assemelham fisicamente. Sabendo disso, estudiosos do Instituto Josep Carreras de Pesquisa em Leucemia de Barcelona, localizado na Espanha, trabalham para encontrar uma explicação científica para o fato. Leia mais e entenda como isso ocorre!

Sobre o estudo dos sósias

Segundo a reportagem da rede BBC, Manel Esteller, diretor e professor de Genética na Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona, foi quem ficou à frente e liderou esse estudo. Além disso, a pesquisa, que teve início em 2016, teve os resultados publicados somente em agosto de 2022 na revista científica Cell Reports.

Ainda, o estudo teve a intenção de “caracterizar seres humanos aleatórios que compartilhavam objetivamente características faciais” ao nível molecular, com o objetivo de encontrar alguma explicação científica para a existência de sósias. Para isso, o estudo teve a participação de um total de 64 pessoas voluntárias, separadas em 32 duplas de “doppelgangers”.

Além disso, foi utilizado um software de reconhecimento facial, em que os rostos dos voluntários eram analisados para verificar o nível de semelhança. Com isso, descobriram, segundo os programas, que 16 pares eram considerados extremamente semelhantes. Então, a próxima etapa foi coletar o material biológico e genético dos indivíduos voluntários, com amostras de DNA.

Afinal: Qual foi o resultado?

O resultado surpreendeu a todos ao mostrar que, apesar de não terem nenhum grau de parentesco, os “doppelgangers” tiveram uma análise genética muito parecida. Os pesquisadores atribuem esse fenômeno ao “acaso”.

Porém, é interessante notar que, embora essas pessoas não tenham qualquer relação de parentesco, suas semelhanças na cadeia de DNA são tão grandes que elas acabaram por nascer tão parecidas quanto gêmeos idênticos. Ou seja, de forma completamente aleatória, pessoas de países distintos acabam compartilhando uma similaridade genética tão grande que isso lhes confere atributos físicos semelhantes.

Por fim, outro ponto ainda mais interessante que os pesquisadores notaram foi que essas pessoas não eram parecidas apenas fisicamente, mas também compartilhavam traços comportamentais, hábitos e vícios extremamente parecidos. Porém, o estudo afirma e sugere que essas similaridades ocorrem por fatores genéticos.

Já parou para pensar que é provável que exista alguém por aí que seja “igual” a você? Não só fisicamente, mas também compartilhando os mesmos gostos pessoais que os seus. Para alguns, isso pode ser algo assustador, enquanto para outros é fascinante.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.