SP sedia evento mundial de IOT em 2024

Com múltiplas aplicações, o congresso da Internet das Coisas atrairá gigantes da tecnologia

Uma tecnologia de última geração, com impacto direto em setores, como consumo de energia, logística, manutenção de equipamentos e controles de processos de produção, capaz de interconectar, via Internet, itens do seu dia a dia, como eletrodomésticos, meios de transporte, tênis, roupas e até maçanetas.

Esse universo de aplicações é o campo de atuação da Internet das Coisas (IoT), cuja importância levou a Prefeitura de São Paulo a promover na Capital paulista, no ano que vem (em data ainda a ser divulgada), o ‘IOT Solutions Congress Brasil’, maior evento mundial de IoT, que consolida São Paulo como um dos principais polos de inovação e tecnologia da América do Sul.

A partir de agora, o congresso internacional será realizado anualmente em São Paulo, enquanto sua versão internacional do evento, continuará ocorrendo, todos os anos, em Barcelona (Espanha), por meio pela entidade Fira Barcelona, que detém de seus direitos comerciais.

No encontro em São Paulo, já estão confirmadas as participações de gigantes da tecnologia, como Google e a AWS (sistema de novem da Amazon), em decorrência de parceria celebrada entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, a SP Negócios e o hub de cidades inteligentes ICities.

O lançamento oficial do evento no Brasil ocorreu na última segunda-feira (30), durante o encontro “Innovation Unlicking Potencial”, que serviu para a discussão de tendências, entre stakeholders do mercado de IoT, seguida de um coquetel de networking no Teatro B32, na avenida Brigadeiro Faria Lima, centro paulistano.

Com múltiplas frentes de aplicações, o mercado de IOT é potencializado pela expansão da rede 5G: conexões globais em redes de baixa potência e longo alcance (LPWAN) para IOT massivo, que devem alcançar uma receita global de US$ 1 bilhão esse ano, conforme dados divulgados pela Omdia. A expectativa é de que, até 2027, esse montante poderá saltar para US$ 3 bilhões.

Uma das parceiras responsáveis pelo empreendimento IoT no próximo ano, a SP Negócios é uma agência de promoção de investimentos e exportações da Cidade de São Paulo, criada em 2017 como  serviço social autônomo, em conjunto com a Prefeitura paulistana, visando a melhoria do ambiente de negócios e atração de investimentos, em favor do desenvolvimento econômico local.

Como missão, a SP Negócios igualmente pretende contribuir para garantir competitividade e sustentabilidade dos negócios municipais, por meio da promoção e apoio às oportunidades de investimentos, inovação e exportações.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.