Stalkerware, os aplicativos espiões, apresentaram crescente de 358% no Brasil
Apps para espionar pessoas apresentaram uma crescente no Brasil. Porém, em 2022, foi aprovada a Lei 14.132/21 que condena a prática.
O ato de “stalkear” a rede social alheia por entretenimento não é crime, mas o problema pode complicar quando isso se torna uma obsessão. A prática stalking, do inglês, significa seguir alguém de forma impulsiva, com frequência e com obsessão, tornando-se crime no Brasil em março de 2022 por meio da Lei 14.131/21.
A Lei aprovada no ano passado garante que as coisas não estão indo tão bem por aqui, pois a porcentagem assustadora de acesso a aplicativos de espionagem, conhecidos como stalkerwares, cresceu consideravelmente.
Aplicativos de espionagem no Brasil
A empresa de cibersegurança Avast afirmou que houve uma crescente de 358% dos aplicativos de espionagem nos últimos três anos. Além de ser um crime no Brasil, os aplicativos são reconhecidos como malware para a tecnologia, como afirma o Avast, pois acessa os dados de uma pessoa sem que ela possa autorizar.
Foi através do relatório da Avast que detectaram a crescente de janeiro de 2020 a dezembro de 2022. A crescente considera que a taxa médica em 2020 variou entre 30 e 100 mil pessoas; em 2022, a taxa variou entre 142 a 100 mil pessoas.
Os aplicativos permitem que o espião tenha acesso a diversas informações, desde as mensagens de textos até os links acessados no navegador, assim como tem acesso as chamadas realizadas. Ou seja, a pessoa fica extremamente exposta virtualmente.
Jakub Vavra, analista da Avast, diz que esses aplicativos são instalados de forma secreta nos aparelhos de pessoas conhecidas: entre cônjuges, amigos, pais ou filhos, acrescentando que a prática pode acarretar em danos físicos e psicológicos.
“Não se trata apenas de roubar dados sigilosos, também há implicações tangíveis em relação à segurança do indivíduo alvo”, disse Vavra, afirmando que a vítima fica em estado vulnerável frente a ação criminosa.
Como saber se estou sendo espionado?
Se estiver desconfiado da espionagem, preste atenção a esses detalhes no seu aparelho:
- O celular ficou lento e piorou o rendimento. O celular fica pesado e o rendimento diminui quando há a presença de um malware;
- Quando abre uma nova página sem que você tenha solicitado ou quando aparecem novos ícones na tela inicial;
- Chamadas telefônicas sem explicação;
- Receber pop-ups e mensagens estranhas.
Comentários estão fechados.