Startup da Embraer quer colocar carros voadores em circulação em Goiânia
A empresa, chamada Eve, está desenvolvendo esse projeto desde 2021. Entenda as implicações dessa novidade!
As tecnologias atuais já retiraram o sonho dos carros voadores do universo cinematográfico. A exemplo disso, a startup Eve, da Embraer, está com um projeto em desenvolvimento para iniciar a circulação de carros voadores em Goiânia.
Desde 2021, as negociações entre a startup e diversas outras empresas propõem que carros voadores realizem pequenos trajetos na cidade até 2026.
O projeto prevê o desenvolvimento de eVTOLs (Electric Vertical Take-Off and Landing), ou seja, Aeronaves Elétricas de Decolagem e Pouso Vertical.
A empresa informou que a proposta inicial do projeto em andamento é realizar pequenos trajetos com o carro voador até o Rio de Janeiro.
Mas, a expansão realizará operações por todo o Brasil, atendendo São Paulo, Goiânia, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Camboriú (SC), Fortaleza, Natal, Salvador e Recife.
O projeto promissor promete agilidade e uso de energia limpa. Inclusive, a empresa já tem um modelo ideal para transporte de até cinco pessoas.
Apesar dos avanços, a Eve ainda pode enfrentar questões de legislação que não são adequadas para o tráfego de carros voadores.
Por isso, a Embraer informou em um comunicado que “governos, indústria e comunidades precisam começar a planejar anualmente a partir de hoje para que os benefícios sejam plenamente adquiridos”.
Nesse meio tempo de adaptação, o produto de eVTOLs da Embraer já tem mais de 2,8 mil intenções de compra ao redor do mundo.
Como será o carro voador no Brasil?
Os carros voadores funcionarão como os aplicativos de corrida que já conhecemos. Eles terão uma tabela de preços de acordo com o trajeto. Como mencionado anteriormente, a capacidade é de até cinco pessoas e o veículo vem equipado com oito hélices.
Além disso, os diferenciais do serviço serão a agilidade, com trajetos de até 48 km sendo realizados em menos de 20 minutos.
Popularmente chamados de “carros”, os veículos que serão desenvolvidos são, na verdade, mais parecidos com helicópteros que funcionam com energia elétrica.
Devido a essa fonte de energia, estima-se que os custos para usar o veículo voador serão até seis vezes menores do que os gastos atuais para circular em um helicóptero convencional.
Novos modelos com capacidade para seis pessoas já estão em desenvolvimento, mas ainda não foram anunciados pela Eve.
Por enquanto, o carro voador continua em desenvolvimento e em negociação com empresas e governos interessados em disponibilizar a tecnologia para a população até 2026.
Comentários estão fechados.