‘Super-Terra’ é descoberta próximo à Terra; ela está na zona habitável do seu sistema solar

De acordo com a Nasa, o exoplaneta orbita uma anã vermelha.

O Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS), da Nasa, descobriu recentemente mais um planeta que pode ser considerado como uma “super-Terra”, devido ao seu tamanho e composição, bem como ao fato de que está na zona habitável da sua estrela.

No comunicado em que anunciou a descoberta, a agência espacial norte-americana disse ainda que o exoplaneta está “próximo” à Terra, localizado a aproximadamente 137 anos-luz de distância.

“Uma super-Terra pronta para uma investigação mais aprofundada orbita uma pequena estrela avermelhada que está, pelos padrões astronômicos, bastante perto de nós – apenas 137 anos-luz de distância. O mesmo sistema também pode abrigar um segundo planeta do tamanho da Terra”, informou a entidade.

(Imagem: divulgação)

Ainda segundo a Nasa, o planeta, batizado de TOI-715b, tem por volta de uma vez e meia o tamanho da Terra. Além dele, outro possível exoplaneta semelhante à Terra, o TOI-715c, também está sendo observado no mesmo Sistema Solar.

Ambos corpos celestes estão a uma distância que viabiliza a existência de água líquida na superfície, fator imprescindível para o surgimento e sustentação da vida.

“Essa é a distância da estrela que poderia dar ao planeta a temperatura certa para a formação de água líquida em sua superfície”, destacou a Nasa, também em seu comunicado.

Apesar de tudo, a Nasa ressalta que para ser o lar de organismos vivos TOI-715b precisa ter outros atributos, como a presença de uma atmosfera respirável, por exemplo.

Agora TOI-715b entra para a lista de exoplanetas observados pelo Telescópio Espacial James Webb, que busca planetas potencialmente propensos a sustentar a vida como a conhecemos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.