Superlua e chuva de meteoros: confira os fenômenos cósmicos previstos para julho

Segundo os especialistas, é recomendado ficar de olho no céu, pois eventos astronômicos extraordinários que acontecerão esse mês. Confira as datas!

Após um mês de junho com céu limpo e facilmente observável, julho chega trazendo uma série de espetáculos astronômicos emocionantes.

Com chuvas de meteoros, fenômenos lunares e conjunções planetárias, cada noite deste mês de inverno será uma oportunidade imperdível para explorar as maravilhas do nosso sistema solar.

Entre todos os eventos que ocorrerão em julho, a Superlua no início do mês e a chuva de meteoros Delta Aquáridas nos últimos dias serão os destaques.

A Superlua ocorreu na noite de 3 de julho, quando nosso satélite esteve no ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu, e simultaneamente na fase cheia.

Nessa ocasião, a lua parecia maior e mais brilhante, com um aumento de cerca de 10% em seu tamanho aparente e aproximadamente 20% em seu brilho em comparação com as fases cheias comuns.

(Imagem: Shutterstock)

O segundo evento imperdível, a chuva de meteoros Delta Aquáridas, é uma chuva de intensidade média capaz de produzir até 20 meteoros por hora em seu pico.

Originada pelos detritos deixados pelos cometas Marsden e Kracht, essa chuva ocorre anualmente de 12 de julho a 23 de agosto.

Neste ano, seu ápice de atividade será na noite de 29 de julho e nas primeiras horas da manhã de 30 de julho. Apesar de a lua quase cheia poder bloquear a visão dos meteoros mais fracos, será possível contemplar os mais brilhantes.

A melhor visualização desse fenômeno ocorrerá em locais escuros após a meia-noite, com os meteoros irradiando da constelação de Aquário, embora possam ser avistados em qualquer parte do céu.

Além desses incríveis eventos, também teremos várias conjunções entre planetas, proporcionando um espetáculo adicional. Aplicativos de observação astronômica, como Carta Celeste, Sky Map e Stellarium, podem ser ótimos aliados para identificar constelações e outros objetos celestes.

Confira abaixo o calendário dos principais eventos astronômicos de julho de 2023 e prepare-se para testemunhar um fascinante show celeste:

  • 01/07: Conjunção entre Marte e Vênus
  • 03/07: Superlua
  • 10/07: Lua em Quarto Minguante
  • 11/07: Conjunção entre Lua e Júpiter
  • 17/07: Lua Nova
  • 20/07: Conjunção entre Lua e Vênus
  • 25/07: Lua em Quarto Crescente
  • 27/07: Conjunção entre Vênus e Mercúrio
  • 29 e 30/07: Pico de atividade da chuva de meteoros Delta Aquáridas
você pode gostar também

Comentários estão fechados.