Supertufão com ventos de até 230 km/h está preocupando moradores do Pacífico
Com o trajeto incerto, meteorologistas apenas estimam para onde o fenômeno se encaminhará. Até agora, sabe-se que ele chegará às Filipinas, no sudeste asiático.
Ameaçando varrer áreas do Oceano Pacífico e indo em direção às Filipinas, um poderoso tufão está ganhando força e pode se transformar em um supertufão enquanto avança em sua trajetória.
Os meteorologistas alertam que o fenômeno, batizado de Doksuri, está se intensificando rapidamente e tem potencial para atingir Taiwan, Hong Kong e China até o final desta semana.
O tufão teve início como uma tempestade tropical no Pacífico Ocidental na manhã do último domingo, 23, mas rapidamente se intensificou e foi atualizado para um tufão com ventos de até 230 km/h pela agência meteorológica filipina Pagasa até o final do dia.
Também conhecido como Egay nas Filipinas, o tufão está se aproximando de uma possível transformação em um supertufão de categoria 5, o nível mais alto e devastador na escala de furacões.
A agência meteorológica local emitiu um alerta de que o tufão pode ter atingido esse nível já entre o final da última terça-feira, 25, e o início desta quarta-feira, 26.
Fenômeno climático pode atingir a categoria mais alta
O tufão, agora em sua rota em direção a Luzon, a maior e mais populosa ilha das Filipinas, está prestes a atingir a borda nordeste em breve, trazendo consigo a possibilidade de até 250 mm de chuva.
À medida que se intensifica, a quantidade de chuva pode aumentar para cerca de 450 mm até esta quinta-feira, 27, tornando-se uma grande preocupação para as regiões que enfrentarão o tufão no Mar da China Meridional.
Taiwan, Hong Kong e partes do sul da China estão em alerta máximo e se preparam para enfrentar os impactos do tufão Doksuri em suas áreas, buscando medidas de precaução para garantir a segurança de suas populações.
Por conta do nível previsto, o fenômeno climático pode ocasionar danos severos nas residências locais, o que vai depender do vento que vai se estender pela costa.
As autoridades e populações das regiões afetadas, como Luzon, Taiwan, Hong Kong e partes do sul da China, estão atentas aos desenvolvimentos do tufão e se preparando para enfrentar possíveis impactos significativos.
Comentários estão fechados.