Surpresa! Stephen King surpreende ao vender direitos de obras por 1 dólar; saiba mais
O renomado escritor revolucionou a indústria literária com essa atitude, ao oferecer direitos de adaptação por uma quantia simbólica.
O famoso escritor Stephen King é conhecido por obras memoráveis que fazem sucesso na literatura e no cinema. Recentemente, o autor tomou uma decisão surpreendente ao vender os direitos de adaptação de seus contos por apenas 1 dólar.
Sim, é possível adquirir os direitos de uma obra do autor por esse valor simbólico. No entanto, o acordo tem alguns detalhes interessantes e um motivo muito nobre por trás dessa decisão. O trabalho de King serve como inspiração para as novas gerações que querem desbravar um mundo de mistério e suspense.
Por isso, o escritor estabeleceu o acordo Dollar Baby, esse combinado é um contrato criado para ajudar estudantes de cinema e produtores de teatro. Pelo valor de 1 dólar, os cineastas e produtores podem escolher entre 20 contos do autor e criar uma produção incrível de até 45 minutos.
Além disso, antes de ser amplamente divulgado, a versão final deve ser validada pelo próprio escritor. Se aprovada, a produção cinematográfica pode ser veiculada em festivais de cinema sem fins lucrativos e em projetos educativos. Em outras situações, Stephen King deve ser consultado para liberar a distribuição.
(Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução)
A curiosa decisão de Stephen King
Por ser um escritor renomado, a decisão de King surpreendeu a todos que conhecem o valor de suas obras. No entanto, o próprio autor explicou sua decisão e disse que criou uma forma de auxiliar novos cineastas.
“Por volta de 1977, quando comecei a fazer sucesso popular, vi uma maneira de retribuir um pouco da alegria que o cinema me proporcionava”, disse King.
Nessa época, jovens cineastas entraram em contato com King para que pudessem filmar suas obras. Assim, ele decidiu criar um acordo simbólico para que os novos talentos pudessem explorar essas produções cinematográficas.
“Apesar das objeções do meu contador, que viu todos os tipos de possíveis problemas jurídicos, estabeleci uma política que é válida ainda hoje. Concederei a qualquer estudante de cinema o direito de fazer um filme a partir de qualquer conto que eu tenha escrito (não os romances, isso seria ridículo), desde que os direitos do filme ainda sejam meus para atribuir”, comentou King em seu livro The Shawshank Redemption: The Shooting Script (1996).
Através desse acordo firmado nos anos de 1970, o autor acredita que 16 ou 17 produções foram executadas, mas o número é incerto.
De todo modo, o contrato extremamente generoso de Stephen King é uma oportunidade de ouro para os novos talentos que querem produzir uma obra de um dos maiores nomes da literatura mundial.
Comentários estão fechados.