O que é Talassofobia? saiba quais são as causas desse transtorno

Os transtornos de ansiedade são inúmeros. A talassofobia é o medo excessivo do mar. Veja agora a definição detalhada da fobia, as suas causas e como saber se você sofre dela ou não.

O medo é algo com o qual nós convivemos desde os primórdios da humanidade. Com o passar do tempo, a psicologia surgiu para definir e identificar as fobias da sociedade. Um exemplo desses transtornos é a talassofobia. Que tal aprender o que exatamente é este medo tão profundo e quais são as causas? Você logo irá descobrir se sofre ou não desse mal. Fique atento aos principais sinais.

Leia mais: Oceano Pacífico vai diminuir e formar um novo supercontinente

Definição e causas comuns

A palavra talassofobia tem origem grega e significa thalassa (“mar”) e phobos (“medo”), ou seja, é o medo que um indivíduo tem do mar e de todos os seus mistérios. Trata-se de um tipo de fobia relacionada ao ambiente natural. Acredite ou não, mas estas são as mais comuns nas pessoas. Uma informação importante que é interessante ter em mente, é que as fobias relacionadas à água são diagnosticadas com mais frequência nas mulheres.

Além da talassofobia, há também a aquofobia. Ambas têm sentidos completamente diferentes. Enquanto a talassofobia é o medo do mar e do que ele pode esconder em suas profundezas, a aquofobia é o medo da água propriamente dita.

Há algumas causas que são consideradas comuns quando o assunto é talassofobia. Dentre elas, podemos apontar: genética, experiências passadas com grandes porções de água e a criação. A última é uma das mais relevantes, pois quando figuras parentais têm medo da água ou depositam essa aflição nas crianças, é esperado que elas cresçam com o temor já instalado em suas mentes.

Sinais e sintomas

O medo pode aparecer em diversas situações que envolvam água, tais como andar de barco, visitar alguma praia ou simplesmente estar próximo do oceano. É importante salientar que há casos em que a crise de ansiedade se desencadeia apenas por meio de imagens do mar ou só com os pensamentos do indivíduo.

Provavelmente você já se deparou com algo muito perigoso que te provocou muito receio, não é mesmo? Lembra a sensação? Basicamente é a mesma coisa que ocorre com quem está tendo uma crise causada pela talassofobia. Ela ativa a sensação do corpo de querer lutar, fugir ou até mesmo ficar paralisado diante da situação. Já os sintomas físicos são caracterizados por excesso de suor, hiperventilação e um aumento da frequência cardíaca.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.