Enem 2023: inscrições acabam nesta sexta, mas taxa pode ser paga depois
Para esse ano, diversos métodos de pagamento foram disponibilizados para os candidatos. As inscrições se encerram nesta sexta (16).
Termina nesta sexta-feira (16) o prazo para realizar as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Isso quer dizer que todos os estudantes do ensino médio e vestibulandos devem ficar atentos para não perder o prazo.
Veja também: Ministério da Educação realiza audiência para reestruturação do Ensino Médio no país
Contudo, vale destacar que o pagamento da taxa de inscrição não precisa ser realizado na sexta-feira. Na verdade, a data para quitar o valor de R$ 85 foi estendido até o dia 21 de junho, na quarta-feira da próxima semana.
É importante dizer ainda que o pagamento da taxa de inscrição pode ser realizado por meio de Pix, boleto, cartão de crédito ou débito em conta. Além disso, diversos estudantes têm direito à isenção do pagamento por conta de várias circunstâncias.
As provas do Enem 2023 estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro nas 27 unidades da Federação. Outros dados sobre o certame estão disponíveis na página do participante. Inclusive, os boletos e guias de pagamento da taxa de inscrição podem ser emitidos através desse mesmo endereço eletrônico.
Para que serve o Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma avaliação realizada anualmente no Brasil. Ele foi criado com o objetivo de avaliar a qualidade da educação no país e fornecer uma pontuação padronizada para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior.
No entanto, ao longo dos anos, o exame adquiriu outras finalidades. Uma das mais conhecidas é servir como uma porta de acesso direta para as instituições de ensino superior.
Muitas universidades públicas e privadas utilizam a pontuação do Enem como critério para seleção e ingresso em seus cursos de graduação.
A prova também é utilizada como critério de seleção em programas do governo federal, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite o acesso a vagas em universidades públicas, e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições privadas.
Além disso, o Enem também é utilizado para obtenção de financiamento estudantil pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).
Por fim, é necessário frisar que o Enem também permite que os candidatos que não concluíram o Ensino Médio obtenham a certificação de conclusão.
Assim, aqueles que atingem uma pontuação mínima estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) têm a oportunidade de obter o diploma do Ensino Médio e prosseguir com a sua carreira acadêmica e/ou profissional.
Comentários estão fechados.