Tecnologias para carros elétricos: fortes investimentos revolucionam o setor

Fique por dentro de alguns dos mais recentes investimentos tecnológicos no setor de carros elétricos e sua aplicação.

As novas tecnologias de produção de carros elétricos estão avançando rapidamente e com metas ousadas para conquistar o consumidor brasileiro e mundial. A plataforma STLA Medium, por exemplo, está oferecendo um carro com grande autonomia combinada com flexibilidade.

O foco principal dessa ala de negócios é beneficiar os segmentos C e D, que representaram 35 milhões de unidades vendidas em 2022, quase metade dos 78,5 milhões de veículos vendidos globalmente no ano passado.

Atualmente, as marcas da Stellantis oferecem 26 tipos de veículos nesses segmentos em uma variedade de plataformas. O poder de produção de veículos elétricos nessa plataforma STLA Medium é significativo.

Podendo chegar até dois milhões de veículos por ano, podem ser produzidos nas diversas fábricas em todo o mundo, começando pela Europa este ano.

Metas de produção de carros elétricos

A STLA Medium se apresenta como a primeira das quatro plataformas globais de veículos elétricos a bateria (BEV), destacadas no EV Day 2021, que sustentam os futuros produtos da empresa. Também é a chave para alcançar as metas ousadas do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis.

A empresa detentora de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroen, possui metas ousadas, pretendendo alcançar um mix de 100% de veículos de passageiros elétricos à bateria (BEV) na Europa e um mix de vendas de 50% de automóveis de passageiros e caminhões leves elétricos à bateria (BEV) nos Estados Unidos até 2030.

O plano Dare Forward 2030 é orientado por gerar cortes profundos de emissões para reduzir o CO₂ pela metade até 2030, comparando com as métricas de 2021, e atingir o carbono neutro até 2038, com compensação percentual de até um dígito das emissões restantes.

Mobilidade e sustentabilidade são objetivos estratégicos

No moderno projeto de investimentos em carros elétricos da empresa, constam permanentes compromissos, como: obter mobilidade limpa e sustentabilidade.

Segundo o CEO da Stellantis, Carlos Tavares: “O que vemos hoje é um produto de pouco mais de dois anos de inovação livre para oferecer uma mobilidade limpa, segura e acessível, suportada por nossos investimentos em eletrificação e software previstos até 2025”.

Além disso, ele informou que “A plataforma STLA Medium demonstra o poder da equipe técnica global da Stellantis, oferecendo produtos focados nos nossos clientes e reescrevendo nossos compromissos de longo prazo com a mobilidade, enquanto buscamos nos tornar carbono neutro até 2038.”

Carros elétricos e as expectativas do cliente

Tudo que está sendo realizado pela empresa visa superar expectativas e conquistar os clientes. A plataforma BEV-by-design STLA Medium oferece uma autonomia de mais de 700 km de alcance elétrico com um pacote performance, enquanto com o pacote Standard tem capacidade de mais de 500 km na medição WLTP. Outra vantagem é o desempenho de até 98 quilowatts-hora (kWh).

A STLA Medium, que utiliza arquitetura elétrica de 400 volts, oferecerá a melhor eficiência energética, tempo de recarga e conectividade para um ecossistema de carregamento e serviços que se aprimora a cada jornada.

Esses carros elétricos da STLA Medium serão vendidos globalmente e estarão disponíveis com propulsão de tração dianteira ou tração nas quatro rodas com a adição de um segundo módulo de acionamento elétrico na parte traseira, com faixa de potência elétrica de 160 a 285 kW. Além disso, os estilos de carroceria incluirão carros de passeio, crossovers e SUVs.

Aprimoramentos e eficiência do veículo elétrico

Buscando evoluir na tecnologia do carro elétrico, especialistas da Engenharia e Manufatura da Stellantis se concentraram em tornar a instalação do conjunto de bateria de camada única modular e de alta densidade de energia na montagem, o mais eficiente possível, maximizando o espaço no veículo e melhorando a rodagem e a dirigibilidade com um centro de gravidade baixo.

Por fim, sobre os componentes da plataforma, sistema de aquecimento e resfriamento da cabine, direção, assistência de frenagem e propulsão, são projetados para minimizar o consumo de energia.

Todos esses esforços se combinam com o uso extensivo de materiais leves e rígidos para aperfeiçoar o alcance do veículo e oferecer desempenho exemplar de rodagem e dirigibilidade.

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