Telescópio Hubble captura ‘entidade’ gigantesca e impressionante em outra galáxia
Cientistas utilizaram o antigo e ainda funcional telescópio Hubble para observar galáxias distantes. O que eles descobriram foi algo inacreditável!
Mesmo depois de tantos anos em operação, o telescópio espacial Hubble continua funcionando muito bem. Comprovando isso, o aparelho capturou uma imagem impressionante vinda de um aglomerado de galáxias único.
A região do universo observada fica a quase 8 bilhões de anos-luz da Terra e está na constelação Canes Venatici. Continue lendo e saiba mais!
Nova descoberta chocante do telescópio Hubble
O conjunto de galáxias observado tem o nome de eMACS J1353.7+4329. Na prática, ele pode ser entendido como uma coleção de, pelo menos, dois aglomerados que estão em um incrível processo de fusão.
Essa fusão entre os aglomerados pode criar o que foi chamado de uma “entidade gigantesca”, de proporções cósmicas. O aglomerado agirá como se fosse uma lente gravitacional. Este é um fenômeno que o próprio Albert Einstein já havia previsto em sua teoria geral da relatividade.
As imagens capturadas pelo telescópio Hubble já conseguem mostrar o que seria o início da criação da tal lente gravitacional. Ele terá a capacidade de ampliar a visão de objetos bem mais distantes.
Como resultado, isso facilitará bastante a vida dos astrônomos que realizam observações longas aqui da Terra.
Descobertas impressionantes
Essa chamada lente gravitacional formada pela junção dos aglomerados também distorce as imagens de galáxias que estão ao fundo, transformando-as em raios de luz.
Os primeiros dados do telescópio Hubble mostram o princípio da formação dessas distorções. Na prática, o fenômeno impressionante pode ajudar imensamente os cientistas e encontrarem fatos desconhecidos e chocantes no universo.
As imagens foram divulgadas por meio do projeto “Monsters in the Making”. Foram observados 5 aglomerados de galáxias em múltiplos comprimentos de onda. Para isso, os cientistas utilizaram alguns equipamentos do telescópio Hubble, a Wide Field Camera 3 e a Advanced Camera for Surveys.
Por fim, em breve, novas descobertas devem ser divulgadas a partir dos achados mais recentes do equipamento, que continua funcionando diretamente no espaço. Vale lembrar que o telescópio James Webb também deve liberar informações inéditas em breve.
Comentários estão fechados.