App gravador de tela infectado por malware pode estar espionando usuários do Android
A descoberta foi feita pela ESET, uma famosa empresa de segurança cibernética.
Os usuários de Android devem estar atentos à segurança de seus dispositivos, especialmente aqueles que costumam utilizar aplicativos de gravação de tela.
Isso porque, recentemente, foi identificado um aplicativo na Google Play Store chamado iRecorder – Screen Recorder que está infectando smartphones com um vírus espião.
A empresa de segurança cibernética ESET descobriu que essa ferramenta estava operando um trojan de acesso remoto chamado AhRat, comprometendo a segurança de aproximadamente 50 mil dispositivos que fizeram o download do aplicativo.
Esse app, que supostamente serve para capturar registros da tela do celular, na verdade, está desviando o conteúdo gravado para os servidores dos criminosos.
O vírus presente na aplicação também permite acesso remoto a ferramentas do dispositivo, incluindo o microfone, sem que haja a necessidade de permissão dos usuários.
De acordo com os pesquisadores da ESET, acredita-se que essa seja uma operação planejada, com o intuito de reunir uma base de usuários para realizar golpes futuros.
O que mais surpreendeu os especialistas foi o alto nível de sofisticação do vírus incorporado ao aplicativo. Isso demonstra uma preocupante evolução nas táticas utilizadas por cibercriminosos para comprometer a segurança dos dispositivos móveis.
Proteja-se contra o vírus!
O iRecorder – Screen Recorder foi sumariamente excluído da Google Play, assim que a Gigante das Buscas ficou sabendo da infecção. Porém, milhares de pessoas ainda podem ter o aplicativo instalado em seus smartphones. Se é o seu caso, exclua o app imediatamente!
Além da remoção do aplicativo, é indicado restaurar as configurações de fábrica do celular e instalar um antivírus confiável para garantir que o aparelho não ficará infectado.
Comentários estão fechados.