Tem como pedir adiantamento do FGTS como um empréstimo?
As pessoas que optarem por esse modelo de saque do FGTS deverão ter em mente as implicações envolvidas.
Por meio do FGTS, o trabalhador possui um mecanismo que funcionará como uma espécie de seguro. Assim, em casos de demissão ou necessidade, pode-se solicitar a quantia. Ademais, é possível solicitar o saque em ocasiões ímpares, além de poder adiantá-lo, por isso, veja aqui como antecipar FGTS como empréstimo.
Leia Mais: MEIs e pequenas empresas já podem solicitar empréstimo pelo Pronampe
Como funciona a antecipação do FGTS?
No geral, as parcelas do FGTS ficam disponíveis ao trabalhador em casos de demissão sem justa causa ou em situações emergenciais. Mas não é só isso, visto que o trabalhador poderá também realizar o saque-aniversário, que é a disponibilidade da parcela no mês em que se completa mais um ano de vida.
Nesse caso, quem opta pelo saque-aniversário deve ter em mente que não poderá fazer o saque-rescisão em caso de demissão sem justa causa. Ainda assim, pode ser uma boa forma de conseguir o dinheiro que é seu por direito em um momento necessário.
Ademais, também é permitido que o trabalhador opte por antecipar o saque-aniversário no equivalente a 3 anos do valor que geralmente se tira anualmente. Aqui, também haverá a impossibilidade de solicitação do saque-rescisão, e funcionará como um empréstimo, pois o trabalhador precisará repor essa quantia a uma taxa de juros de 1,49% ao mês.
Como fazer a solicitação da antecipação do FGTS?
O processo de antecipação do FGTS irá acontecer por meio da Caixa Econômica Federal. Além disso, para conseguir o saque é preciso, primeiro, ter uma quantia na conta de FGTS, ou seja, ter mais de 18 anos e ter trabalhado com carteira assinada com desconto no salário para a conta FGTS. Então, deverá seguir-se os seguintes passos:
- Baixar o aplicativo da Caixa Econômica Federal e acessar sua conta pessoal por meio do login;
- Depois, clicar na opção “Crédito” e em seguida em “Empréstimo Antecipação Saque-Aniversário”;
- Em seguida, realizar a simulação da quantia disponível e das parcelas de pagamento ao clicar em “Simular”;
- Por fim, clicar em “Contratar” para antecipar o FGTS com as condições que se delimitou na simulação.
Comentários estão fechados.