Tempo e clima: qual a diferença entre ambos os conceitos?

Engana-se quem pensa que os dois são sinônimos! Eles têm significados distintos.

Tempo e clima são a mesma coisa? Muitas pessoas pensam que sim, mas o fato é que há uma diferença conceitual entre um e outro. Considerando isso, tratar as duas palavras da mesma forma é um erro, já que os significados, embora parecidos, são distintos.

Quando usamos esses termos de forma equivocada, isso geralmente pode causar mal-entendidos e erros.

Tempo e clima: qual a diferença, afinal?

Em diversas oportunidades, falamos que o ‘clima está quente’, ou ‘o clima está frio’, para determinar a situação daquele momento presente.

Porém, o clima é algo mais complexo e abrangente, logo, o termo é usado em outras situações.

Tempo e clima: confira porque há diferença entre as duas palavras

Clima apresenta um conceito mais complexo que tempo – Imagem: Pixabay

Tempo

Primeiramente, vamos entender o que é o tempo: trata-se de uma condição momentânea, de acordo com a troposfera, a camada mais abaixo da atmosfera.

Por exemplo: “O tempo está chuvoso nesta tarde em São Paulo”. Então, naquele momento, chove e eventualmente faz frio, mas não significa que seja o clima constante daquela cidade. Dentro de algumas horas, a chuva pode cessar e o sol surgir, mudando totalmente o tempo.

Portanto, quando for se referir a algo momentâneo, usa-se ‘tempo’, e não ‘clima’. Assim, haverá mais clareza ao transmitir uma determinada informação.

Clima

A palavra clima já é mais ampla e complexa. Um exemplo é o clima na Antártida, que é frio o ano todo e polar. Nesse caso, é uma característica daquela região, que não tem invernos quentes.

Termos como pressão atmosférica, umidade do ar, temperatura, massa de ar, vento e chuva determinam o clima da região. Desse modo, é diferente do tempo, que indica uma realidade naquele local e momento.

Além disso, o clima é formado por outros fatores climáticos, como a altitude e latitude, relevo e da vegetação.

Um caso concreto é Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil, que tem clima frio durante a maior parte do ano por conta da altitude.

Por sua vez, o litoral da Bahia apresenta um clima quente durante a maior parte do ano, já que fica perto do mar e em região mais baixa. Eventualmente, pode chover e fazer frio, mudando o tempo em determinado dia naquela região.

Portanto, há uma diferença substancial entre clima e tempo, e ainda que ambos se completem, não devemos usar os termos de maneira invertida. A aplicação correta garante a clareza na comunicação.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.