Tempo livre: de quanto uma pessoa REALMENTE precisa para ser feliz?

Veja o que diz um estudo realizado por duas universidades norte-americanas.

Nos últimos anos as discussões sobre tempo livre começaram a se intensificar, com muitas pessoas pedindo a redução de horas de trabalho semanais e reivindicações semelhantes.

Segundo os partidários da ideia de que se tem que trabalhar menos horas por semana, ter um bom tempo livre é fundamental para a felicidade das pessoas, uma vez que a rotina de trabalho eleva o nível de estresse. Mas, será?

Para tentar solucionar essa questão de uma vez por todas, um estudo produzido em conjunto pelas universidades da Pensilvânia e da Califórnia, ambas nos Estados Unidos, investigou quantas horas de tempo livre um indivíduo precisa para ser feliz.

A pesquisa, publicada na revista Journal of Personality and Social Psychology, ouviu um total de 35 mil pessoas que foram avaliadas por 24 horas e depois entrevistadas.

Nas entrevistas subsequentes, depois de analisar o que as pessoas fizeram no dia passado, foi perguntado como elas se sentiam em relação a suas atividades. Os resultados foram surpreendentes!

Os resultados do estudo

Depois de analisar dados colhidos dos 35 mil voluntários, os especialistas responsáveis pelo estudo concluíram que o tempo livre ideal é de, em média, três horas por dia, ou 21 horas por semana.

É importante deixar claro que, quando se fala em “tempo livre”, está se falando em um período onde as pessoas ficam literalmente livres de obrigações, podendo fazer o que desejarem.

O tempo médio encontrado pelo estudo serviria para uma desconexão saudável de trabalho e obrigações pessoais. Ou seja, um tempo totalmente dedicado ao relaxamento do corpo e da mente.

Por outro lado, a pesquisa aponta que passar cinco horas ou mais por dia sem nada para fazer pode gerar um “tédio perigoso”, em que as pessoas tendem a se sentir sem propósito ou terem a impressão que estão perdendo tempo.

Com isso, fica claro que, pelo menos teoricamente, a rotina diária sugestiva de oito horas de trabalho, oito horas de sono e oito horas livres está mais do que equilibrada.

De qualquer forma, o mais indicado é preencher as horas livres, sejam elas quantas forem, com a prática de atividades de interesse e que gerem prazer, como ler livros, praticar esportes, passear com a família, etc.

Aproveite bem o seu tempo livre!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.