Terapêutico sem ser terapia: práticas que estimulam a melhora da saúde mental

Corpo forte e mente blindada contribuem para construção de uma saúde mental mais saudável.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), do ano de 2019, apontam que aproximadamente um bilhão de pessoas no mundo sofrem com algum transtorno mental. No Brasil, o índice de pessoas ansiosas chega a 9,3%, o equivalente a 18 milhões de pessoas. Diante desses números, falar sobre saúde mental é importante para garantir uma vida mais feliz e tranquila para os brasileiros.

Nem tudo que é terapêutico é terapia

Seja porque não há recursos financeiros suficientes ou porque não existem postos de atendimento próximos de sua casa, não são todas as pessoas que querem ou conseguem fazer terapia. Porém, a sua saúde mental pode ser objeto de cuidado em casa, a partir de práticas terapêuticas que contribuem para a melhora da mente.

Sono, boa alimentação e prática de atividades físicas

Esse trio é a base para a construção de uma mente blindada e um corpo forte. Dormir bem, se alimentar adequadamente e praticar exercícios físicos contribuem para redução de hormônios de estresse, como cortisol, e aumentam a produção de hormônios de prazer, como endorfina e serotonina.

Meditação, técnicas de relaxamento e respiração

Práticas que trazem a mente para o momento presente são ótimas aliadas na redução do estresse e ansiedade. Meditação e yoga como relaxamento, além de exercícios respiratórios, como a respiração diafragmática, auxiliam na melhoria da saúde mental.

Redução do consumo de álcool, cigarro e outras substâncias químicas

Além dos já conhecidos males para a saúde oriundos do consumo de substâncias químicas, como a dependência, o uso frequente de álcool e cigarro contribuem para piora da saúde mental e física.

No caso do álcool, substância que reduz a atividade do cérebro, a sensação após o consumo pode ser de culpa, corpo cansado, inchaços e retenção de líquido.

Socialização com amigos e família

Um sinal pouco conhecido de depressão é a desconexão da pessoa com atividades que anteriormente ela gostava. Assim, o ideal é você se manter conectado com pessoas que você gosta e praticando atividades que te deem prazer. Essa é uma ótima técnica para melhorar a saúde mental.

Prática da gratidão

Exercitar a gratidão diariamente mudará o foco da sua visão do lado negativo para o lado positivo da vida, seja porque você teve água para beber ou comida na mesa, ou pela bênção de ter um emprego. Outros pontos simples também são motivo de gratidão, como poder ouvir a gargalhada de seus filhos, companheiro ou familiares.

Fortalecimento da autoestima

Outra dica para melhorar a saúde mental sem precisar ir à terapia é o fortalecimento de sua autoestima. Ter uma vida cheia de realizações vai fazer você se sentir mais forte.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.