Terapia do grito: já ouviu falar? Resolva os problemas gritando
A técnica surgiu na terapia como um efeito para aliviar as tensões que assolam as pessoas no dia a dia. Confira.
Se você já sentiu a necessidade de gritar enquanto passava por problemas, saiba que não está sozinho nessa! Os psicólogos apontam que esta é a terapia do grito e, fisicamente, pode provocar o alívio da tensão. Na verdade, existem grupos de terapia somente com mulheres pelo mundo inteiro que utilizam o método.
Uma série e um filme da Netlfix começaram a abordar o assunto, como pode ser visto em Revenge ou em Heartbreak High, em que são mostradas cenas de como as frustrações das pessoas podem ser aliviadas no dia a dia. A técnica da terapia do grito é utilizada desde 1960.
À revista Glamour, a psicóloga Bárbara Santini comentou a técnica do grito em terapias:
“Gritar com todas as forças faz parte da terapia primal, desenvolvida pelo Dr. Arthur Janov na década de 1960. Dr. Janov especulou que gritar – e outras saídas físicas como chorar – poderia ajudar a liberar traumas infantis reprimidos. Ele chamou esse trauma de ‘dor primária’ e acreditava que gritar poderia ajudar as pessoas a se recuperarem disso.”
Se você deseja experimentar o método, é simples e fácil: fique em pé, com os pés afastados, estenda as mãos para a frente, faça uma pose como se fosse um guerreiro e tente gritar o mais alto que conseguir. Este é o momento em que você consegue se conectar com emoções ruins, sente a energia dela pelo corpo e grita para que aquele sentimento ruim saia. Assim, o sistema nervoso é ativado para que sua mente seja tranquilizada.
No entanto, ainda que a eficácia da terapia do grito seja real, é preciso ressaltar que esta é apenas uma técnica temporária e não substitui outros tratamentos para os problemas que afetam a saúde mental.
É preciso utilizar outras ferramentas da psicologia para que saber lidar com todos os problemas que surgem, e a terapia do grito é apenas uma dessas diversas maneiras. Com isso, o acompanhamento de um profissional é ideal para realizar os tratamentos corretos para sua condição.
Comentários estão fechados.