Terminou a refeição? EVITE estes 3 hábitos ruins

Sabe aquele gole de café após a refeição? Ele pode prejudicar a sua saúde. Saiba o que deve ser evitado!

Após uma refeição, é comum sentir vontade de relaxar ou até mesmo de tomar um café para se revigorar. No entanto, alguns hábitos pós-refeição podem ter um impacto negativo na digestão e na saúde geral.

Evitar esses comportamentos pode contribuir para o bem-estar e a manutenção de uma boa saúde. Aqui estão três hábitos que devem ser evitados após as refeições.

Conheça, portanto, hábitos que podem prejudicar a saúde a longo prazo e que devem ser evitados após as refeições.

3 hábitos para evitar após a refeição

1. Beber café

A absorção de minerais e nutrientes essenciais, como ferro e cálcio, pode ser influenciada pela cafeína presente em bebidas populares como café e chá.

Para maximizar a absorção desses nutrientes, é aconselhável aguardar pelo menos uma hora após as refeições antes de consumir essas bebidas.

Esse atraso permite que o corpo tenha tempo suficiente para digerir e absorver os nutrientes da refeição sem a interferência potencial causada pela cafeína.

2. O cochilo após a refeição

Manter-se em posição vertical após as refeições é essencial para evitar desconfortos como azia e refluxo ácido, que podem prejudicar a digestão.

O recomendado é aguardar duas a três horas antes de deitar-se. Essa postura ajuda a aproveitar a gravidade para facilitar o movimento dos alimentos no trato digestivo, reduzindo assim a probabilidade de retorno do ácido estomacal ao esôfago.

Por isso, deixe para depois o cochilo após o almoço – mesmo que seja difícil controlar!

3. Ingerir água em excesso

Beber quantidades excessivas de água imediatamente após as refeições pode impactar negativamente a digestão, uma vez que dilui o ácido estomacal, essencial para a decomposição dos alimentos.

Recomenda-se aguardar cerca de 30 minutos após comer antes de se hidratar novamente. A pausa permite que o estômago inicie a digestão sem a interferência do excesso de água, contribuindo para um processo digestivo mais eficaz.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.