‘The Last of Us’: O fungo que existe na vida real, entenda o Cordyceps!

O fungo retratado na série que foi baseada no game da Naughty Dog.

The Last Of US retrata os horrores de um apocalipse e do que os humanos são capazes de fazer para sobreviver. Embora a série seja uma obra de ficção, usou um fungo da vida real, Cordyceps, como um dispositivo de enredo. Aqui está o que você precisa saber sobre o assunto!

O Fungo Cordyceps em The Last Of U

Nos primeiros episódios de The Last Of US, a causa da pandemia fúngica foi explorada, e muitas pessoas estavam assustadas com a possibilidade de um surto na vida real. Felizmente, as chances disso acontecer são apenas na ficção.

Em uma entrevista com o especialista em fungos Elisandro Ricardo Drechsler dos Santos, médico e pesquisador de micologia na UFSC, foi explicado por ele, se somos imunes ao Cordyceps a ele e se os elementos da série fazem sentido.

Fungos e Vida

Antes de aprofundar o assunto, é importante observar que os humanos estão profundamente conectados a várias formas de vida, incluindo plantas, animais, bactérias, vírus e fungos.

Elisandro Ricardo, o médico e pesquisador de micologia, explicou que estamos em total interação com esses organismos presentes em nossas vidas diárias. “Do pão no café da manhã, ao suco de laranja à tarde, ao vinho à noite. Sem mencionar os medicamentos e cosméticos que foram produzidos por meio do uso da biotecnologia de fungos.”

O biólogo também citou a penicilina como exemplo. Embora agora seja feita sinteticamente, ela foi originalmente derivada do gênero de fungos Penicillium.

Em paralelo com The Last Of US, cientistas no primeiro episódio mencionam a penicilina, e no oitavo episódio, Ellie usa o medicamento para curar a ferida de Joel. “Esse mesmo fungo que produz esse antibiótico é disperso no ar, potencialmente contaminando alimentos e pessoas.

Mas o Penicillium também pode ser usado na produção de queijo, como o gorgonzola”, explica o Dr. Elisandro Ricardo.

Cordyceps

Com o sucesso de The Last Of US, Cordyceps ganhou um novo significado na imaginação do público. Na verdade, houve um aumento nas pesquisas no Google pelo nome do fungo na semana em que a série foi lançada pela HBO.

Segundo o Dr. Elisandro Ricardo, existem vários tipos de Cordyceps, classificados como entomopatógenos, que são fungos que parasitam seres vivos e realizam o processo de zumbificação.

Isso envolve o fungo controlando o hospedeiro infectado até que ele alcance um lugar alto (geralmente em galhos e plantas) onde o inseto morre, permitindo que o fungo cresça e espalhe esporos em busca de novas vítimas para infectar.

É um processo perfeito para se encaixar em uma história de apocalipse.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.