'Threads não é para notícias e política', diz chefe da Meta
Segundo Adam Mosseri, CEO do Instagram, o novo app -que é semelhante ao Twitter- não vai se dedicar aos mesmos assuntos que o concorrente. Saiba mais!
De acordo com o CEO do Instagram, Adam Mosseri, o Threads não vai se dedicar a notícias e política, ao contrário do Twitter, seu principal concorrente.
Durante uma conversa com Alex Heath, do The Verge, Mosseri deixou claro que esse não é o foco do novo aplicativo. Segundo ele, isso traria problemas adicionais, como negatividade e riscos à integridade, o que não valeria a pena para a estratégia de negócios da empresa.
Ele ressalta que o Instagram já possui comunidades suficientes e que elas abrangem áreas como esportes, música, moda, beleza e entretenimento, criando uma plataforma completa, sem a necessidade de se envolver em política ou notícias.
Estratégia da Meta
Essa visão faz parte da estratégia mais ampla da Meta, a empresa-mãe do Instagram e do Facebook, de se afastar de notícias e política.
Olhando para um cenário maior, ela tem diminuído a quantidade de conteúdo político no Facebook e até retirou a palavra “Notícias” (news) do nome do Feed da rede social.
Além disso, a gigante também já se pronunciou sobre uma nova lei canadense que exigiria que eles pagassem pelos conteúdos de notícias locais, dizendo que iriam tirar as notícias do Facebook e do Instagram no país.
Mais tarde, o chefe do Instagram esclareceu sua resposta inicial, dizendo que Threads não vai “desencorajar ou diminuir a relevância de notícias ou política”, mas também não vai “ficar correndo atrás” delas, como o Facebook fazia antigamente.
Mosseri admitiu que o Facebook talvez tenha feito muitas promessas à indústria lá pelos anos 2010 e que seria um erro repeti-las de novo.
O Threads é o novo Twitter?
Embora o Threads já tenha ultrapassado os 70 milhões de usuários desde o seu lançamento, a rede não almeja substituir o Twitter.
O objetivo da Meta é criar um espaço público para comunidades no Instagram que não se sentem em casa na rede social do passarinho azul e para aqueles que estão em busca de um lugar menos “raivoso” para conversar.
Dessa forma, eles podem encontrar uma plataforma que atenda às suas necessidades de interação social digital, mas sem abandonar completamente o Twitter, visto que, apesar do formato similar, a proposta das duas mídias sociais é diferente.
Por outro lado, sabe-se que é inevitável que a política e as notícias acabem aparecendo nos Threads de alguma forma, especialmente quando políticos e jornalistas começarem a usar a plataforma, especialmente em períodos eleitorais.
Mas, pelo jeito, o Instagram não vai se esforçar muito para ser igual ao Twitter no quesito notícias – o que pode acabar sendo algo benéfico, principalmente para quem está em busca de um “refúgio digital”.
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