TikTok desaparece na Índia: como 200 Milhões estão lidando com a proibição

O banimento do TikTok da Índia, ocorrido em 2020, traz um bom exemplo de como é a vida sem o app.

Recentemente os mais de 170 milhões de usuários do TikTok nos Estados Unidos se viram abalados com a notícia de que o aplicativo pode deixar o país em breve.

De acordo com informações veiculadas pela mídia local, um projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados norte-americana pode proibir o acesso ao TikTok em solo estadunidense.

Essa ação teria como objetivo limitar a influência do governo chinês nos Estados Unidos, uma vez que o TikTok vem sendo referido como uma ferramenta usada por Pequim para se infiltrar em culturas ao redor do planeta.

Além disso, muitos especialistas norte-americanos alegam que a estrutura do aplicativo em si pode facilitar invasões hacker e ataques cibernéticos em smartphones e computadores pessoais. Ou seja, a proibição do TikTok é uma medida de segurança pensada pelas autoridades dos Estados Unidos.

Porém, especialistas indianos em tecnologia afirmam que o pânico que toma conta de alguns tiktokers dos Estados Unidos é desmedido, e eles têm propriedade para falar sobre isso.

Acontece que em junho de 2020, o governo da Índia decidiu banir o TikTok do país, depois de uma ofensiva militar da China que provocou a morte de 20 soldados indianos.

Na época, cerca de 200 milhões de usuários do TikTok na Índia perderam o acesso ao aplicativo, o que também causou um pânico temporário, sobretudo naqueles que faziam renda com o app.

Contudo, com o passar do tempo ficou claro que “há vida após o TikTok”, à medida que o banimento da plataforma abriu espaço para a chegada de outros aplicativos e novas oportunidades.

(Imagem: divulgação)

O “pós TikTok” da Índia

Em consonância com o que dizem os legisladores norte-americanos, o governo da Índia afirma que depois do banimento do TikTok a internet do país parece ter ficado mais segura.

Apesar de no início os efeitos de uma vida sem TikTok terem sido sentidos pela população, esse fato foi superado com sucesso no país mais populoso da Terra.

Segundo analistas indianos, a popularidade do aplicativo chinês ganhou impulso na Índia justamente no pico da pandemia de Covid-19, quando o mundo amargava as rígidas medidas de segurança sanitária que impunham o distanciamento social.

Entretanto, assim que o TikTok saiu de cena, os concorrentes começaram a surgir. De pronto, diversas startups indianas começaram a desenvolver seus próprios apps, enquanto o Instagram lançou os Reels e o YouTube apresentou o Shorts à internet indiana.

Como resultado, em pouco tempo os influenciadores locais se viram reposicionados e a ânsia da população por uma vida conectada foi saciada novamente.

Vale ressaltar que embora igualmente abrangentes e de qualidade, as plataformas concorrentes ao TikTok têm algoritmos bem diferentes do visto no app chinês. Por isso, é bem mais difícil conseguir seguidores no Instagram, por exemplo, do que no TikTok.

De qualquer forma, medidas como a tomada pela Índia e agora reproduzida nos Estados Unidos não representam o fim de coisa alguma, apenas uma remodelagem dos parâmetros digitais da internet local do país.

Mas, claro, decisões como essa variam muito de nação para nação. No Brasil, por exemplo, é muito difícil que o TikTok venha a ser banido. Porém, se isso vier a acontecer algum dia, certamente haverão caminhos de escape disponíveis para influenciadores e usuários comuns.

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