TikTok é BANIDO do governo em estado americano
Kristi Noem, governadora do estado de Dakota, assina ordem de bloqueio do TikTok em dispositivos governamentais.
O TikTok é um dos aplicativos que mais fazem sucesso no Brasil e no mundo. A plataforma se popularizou nas redes em 2019 e durante a pandemia do coronavírus seu sucesso foi ainda maior, tanto entre pessoas que apenas visualizavam e compartilhavam os vídeos, quanto entre criadores de conteúdo.
Leia mais: Futuro da programação: Google trabalha em IA que escreve códigos computacionais
Muitas pessoas perderam seus empregos durante a crise sanitária e tiveram que buscar alternativas para lidar com a situação. Dessa forma, alguns desempregados encontraram na internet a solução dos seus problemas relacionados ao tempo de ocupação e às finanças.
Diversos novos talentos surgiram na internet, seja produzindo vídeos engraçados ou ensinando sobre assuntos como receitas, saúde, esportes e outros. Também estiveram presentes influenciadores que contavam sobre acontecimentos do seu dia a dia e sua maneira de lidar com a pandemia.
Banimento do plataforma
Por várias vezes, surgem assuntos e conteúdos polêmicos na rede que em alguns países são vistos como desrespeito a determinados valores, ou até mesmo contra as normas impostas por aquela nação.
Nos Estados Unidos, o TikTok já enfrenta problemas há algum tempo e mais de uma vez foram levantadas pautas como regulamentação e o fim do aplicativo do país. Como se sabe, as leis americanas dependem de cada estado, que tem autonomia para impor suas regras com base no que os políticos daquele local específico acreditam ser o mais correto.
No estado do Dakota do Sul, a governadora Kristi Noem assinou recentemente uma ordem executiva a fim de bloquear o uso do TikTok. O documento proíbe que trabalhadores independentes, oficiais e agências instalem o aplicativo em dispositivos governamentais.
Para justificar a decisão, ela explicou que a medida tem como objetivo impedir que o governo chinês possa utilizar a plataforma para coletar informações a respeito dos cidadãos americanos. Confira a fala da governadora:
“A Dakota do Sul não participará nas operações de coleta de dados de nações que nos odeiam. O Partido Comunista Chinês usa a informação que recolhe no TikTok para manipular o povo americano e reúnem dados a partir dos dispositivos que acedem à plataforma”, disse.
A decisão, embora polêmica, deve ser mantida e pode até servir como modelo para medidas contra a ferramenta em outros estados americanos.
Comentários estão fechados.