TikTok e outras redes sociais podem ser proibidas no Japão
Segundo informações preliminares, o possível banimento pode ser motivado pela disseminação de desinformação e fake news.
Virou notícia no Japão um plano que está sendo orquestrado por entes do Poder Legislativo do país para banir algumas redes sociais, dentre elas o popular TikTok.
De acordo com informações preliminares, os legisladores querem apresentar uma proposta de lei que puna com banimento qualquer rede social que seja utilizada como veículo de desinformação ou fake news.
A intenção de legisladores foi revelada por um deles, Norihiro Nakayama, que integra o Partido Liberal Democrático e é um dos partícipes da Câmara de Representantes do Japão, o equivalente à Câmara dos Deputados do Japão.
Em entrevista concedida à agência Reuters nesta segunda (27), Norihiro expressa claramente a ideia de lei que está em curso.
“Se for verificado que um aplicativo foi usado intencionalmente por uma determinada parte de um determinado país para suas operações de influência com malícia, a interrupção imediata do serviço deve ser considerada.”, disse.
Norihiro Nakayama disse ainda que esse controle servirá como alerta para as empresas que controlam as redes sociais, dando mais segurança aos seus usuários.
“Deixar claro que as operações podem ser interrompidas ajudará a manter os operadores de aplicativos sob controle, pois significa que os 17 milhões de usuários do TikTok (no Japão) perderão seu acesso. Isso também levará a uma sensação de segurança para os usuários.”, afirmou.
Os EUA também pensam em banir o TikTok
As revelações de Norihiro Nakayama vêm na esteira de outro plano de banimento de redes sociais: a proibição do TikTok nos Estados Unidos.
Já há algum tempo, alguns senadores e deputados norte-americanos e também o próprio presidente do país, Joe Biden, têm demonstrado preocupação em relação ao funcionamento da rede social chinesa no país.
Segundo os políticos estadunidenses, o TikTok pode estar sendo usado para coletar dados de cidadãos norte-americanos, bem como para disseminar conteúdo potencialmente prejudicial à saúde mental de crianças e adolescentes.
Ao redor do mundo o TikTok já vem sofrendo outros banimentos, como é o caso de Reino Unido, Bélgica, Holanda, Nova Zelândia e outros países, onde o app está vetado em dispositivos móveis de uso exclusivo de órgãos governamentais.
Comentários estão fechados.