Tipos de alimentos que você deve manter longe do seu bebê durante os primeiros meses de vida
Não caia no erro de achar que todo alimento saudável e recomendado para adultos pode ser consumido pelos bebês.
Por dúvida de não saber o que dar para o bebê nos primeiros meses de vida, muitos pais decidem recorrer aos alimentos industrializados. Afinal, essas “papinhas” para crianças se propõem a conter as vitaminas e nutrientes necessários para a saúde. Mas o que de fato se pode dizer ser o recomendado para a alimentação de bebês? Quais são os alimentos proibidos para bebês?
No caso, sabe-se que é importante estimular o organismo das crianças desde os primeiros meses de vida, para evitar problemas futuros. Sendo assim, aquilo que o bebê come no primeiro ano de vida pode influenciar até a idade adulta.
Leia Mais: Diabetes Infantil: Saiba mais sobre essa doença que acomete cada vez mais crianças.
Logo, podemos deduzir que mais do que falar sobre aquilo que o bebê deve comer, é também importante definir o que é proibido para eles. Isso porque alguns alimentos, embora se apresentem como saudáveis para os adultos, podem ser prejudiciais aos nenéns.
Alimentos proibidos para bebês
- Condimentos
Os pais precisam levar em conta que, durante os primeiros meses de vida de um bebê, os rins ainda estão em fase de desenvolvimento. Portanto, tanto o sal como o açúcar, embora não sejam propriamente tóxicos, não são recomendados nesta fase. Porém, à medida em que o pequeno cresce, você pode adicionar esses condimentos, sempre em proporção ao seu tamanho.
- Mariscos, peixes e pescados em geral
Especialmente os de tamanho grande, que possuem um metal pesado chamado de metilmercurio, capaz de gerar enfermidades em bebês. Por isso, deixe para incluir os pescados na alimentação da criança depois que ela tiver feito dois anos ou mais. Assim, elas conseguirão absorver todos os nutrientes contidos na carne.
- Espinafre e acelgas
O espinafre é uma opção maravilhosa para incluir na alimentação de qualquer criança, como já mostravam os desenhos animados. No entanto, para bebês recém-nascidos, seu consumo será muito danoso devido aos nutrientes que o bebê ainda não consegue digerir. Desse modo, tanto o espinafre quanto a acelga devem ser evitados para impedir doenças.
Por fim, após destacar os alimentos proibidos para bebês, vale ressaltar que o alimento mais recomendado e necessário para bebês recém-nascidos é o leite materno. Esse sim poderá fornecer tudo o que o bebê precisa para se manter saudável por toda a vida.
Comentários estão fechados.