Tipos de farinhas para diabéticos: Elas absorvem o açúcar no sangue!
Entre as melhores opções está a farinha de aveia, que é rica em fibras e pode fazer parte da dieta dos diabéticos.
A tradicional farinha de trigo é uma das principais contraindicações para pessoas diabéticas. Isso porque ela contém alto teor glicêmico e poucas fibras, uma combinação que intensifica o quadro da doença. Por isso, essas pessoas precisam fugir de massas brancas e investir no consumo de alguma farinha para diabéticos, como as que mostraremos a seguir.
Quais farinhas os diabéticos podem comer?
A seguir você verá algumas opções de farinha que, além de não possuírem o teor glicêmico da feita à base de trigo, conseguem absorver o açúcar presente no sangue. Algumas delas são conhecidas, mas outras você talvez nunca tenha ouvido falar. Porém, todas possuem os seus benefícios a longo prazo para a saúde, sobretudo para os diabéticos.
Farinha de ragi
Essa farinha pouco conhecida no Brasil possui benefícios impressionantes para a saúde, a começar pela redução do açúcar no sangue. Em consequência, o consumo dessa farinha também será responsável por diminuir o estresse hiperglicêmico e oxidativo. Ademais, a farinha de ragi também é livre de glúten e rica em cálcio.
Farinha de cevada
Essa é uma das mais completas opções para diabéticos, visto que ela ajuda não apenas a reduzir o açúcar no sangue, como também a emagrecer. Isso acontece porque a cevada aumenta o nível de saciedade que inibe a fome. Vale lembrar que a obesidade é um fator de risco para pacientes com diabetes e que manter o peso ideal é fundamental.
Farinha de amêndoas
Para quem deseja realizar preparo de doces e massas em geral, a farinha de amêndoas será a melhor opção de substituição à farinha de trigo. Isso porque ela contém um sabor único e irresistível. Mas, para além disso, ela também é ótima por conter um baixo índice glicêmico e ser totalmente livre de glúten, o que irá ajudar o paciente com diabetes.
Farinha de aveia
Por último e mais importante, temos a farinha de aveia, que é completa por ser rica em fibras e também por ajudar a diminuir a concentração de açúcar no sangue. Logo, ela é ideal para quem busca ter uma vida mais saudável e também para combater e prevenir a diabetes. Sem falar que é excelente para o preparo de doces, como cookies e bolos.
Comentários estão fechados.