Tipos de comedores mostram relação das pessoas com a comida
Entender a sua relação com a comida é importante para saber o que te estimula a consumir certos alimentos.
Você sabia que há “tipos de comedores”? Pode ser que não, mas eles são formas de referenciar diferentes modos de alimentação das pessoas. Por essa razão, é importante conhecer os quatro tipos principais de comedores e saber também quais rotinas entre eles fazem bem para nossa saúde. São tipos de comedores: Combustível, diversão, neblina e tempestade. Contudo, para conseguir descobrir qual é o seu, é importante estar atento aos próprios hábitos alimentares. Só assim você vai conseguir saber como pensa e se relaciona com os alimentos.
Leia mais: Erros de quem está tentando emagrecer depois dos 30 anos que você nunca deve cometer
Tipos de comedores
O comportamento que temos com relação à alimentação está muito ligado a nossa rotina, às emoções e ao social. Todos esses fatores mudam a nossa percepção com relação à comida. A seguir, veja os tipos e saiba em qual você se encaixa.
Comedor combustível
O comedor deste tipo escolhe os alimentos com base no poder nutricional e no bem que eles fazem à saúde, em lugar de comer por impulso ou com base nas emoções. O comedor combustível também é uma pessoa que gosta de se exercitar e mantém como rotina consumir frutas, verduras e outros alimentos nutritivos.
Comedor divertido
A pessoa que come por diversão é aquela que consome os alimentos preferidos, independente do valor nutricional de cada um deles. Para essas pessoas, o ideal é estabelecer momentos para comer por diversão, como uma festa ou data comemorativa.
Comedor neblina
Este tipo de comedor é aquela pessoa que come sem pensar ou sem prestar atenção ao alimento consumido. Por esse motivo, normalmente são pessoas mais propensas a consumir comidas ultraprocessadas. Hábitos como comer em frente a televisão ou computador também são prejudiciais e podem levar ao hábito de comer sem ter consciência da própria alimentação.
Comedor tempestade
O comedor tempestade é a pessoa que se baseia nas suas próprias emoções para comer ou não. Normalmente, alguma situação serve de gatilho para essas pessoas e a reação é consumir alimentos fora de controle.
No entanto, este tipo de comportamento está ligado ao desenvolvimento de problemas de saúde, como obesidade e diabetes. Por esse motivo, é importante descobrir qual circunstância desencadeia essa emoção forte, como tristeza ou raiva, que leva a essa reação de comer compulsivamente.
Se você é desse tipo de comedor, entenda como este comportamento prejudica sua rotina e seus hábitos, com grande impacto na própria saúde. Se possível, procure ajuda de um psicólogo ou nutricionista para aprender a lidar com a situação.
Comentários estão fechados.