Todo gato de três cores é fêmea? Veja a explicação de uma veterinária
Veterinária explica a relação entre genes, cromossomos e os pelos dos gatos de três cores para machos e fêmeas.
Você já ouviu uma história de que todo gato de três cores é fêmea?
É muito normal que algumas ideias de senso comum se tornem verdade sem que uma explicação científica seja oferecida. Mas, será que a ciência também concorda com essa afirmação sobre o gato tricolor?
Para determinar se a fala popular é verdade, é preciso esclarecer a relação entre a cor da pelagem dos gatos de três cores, genes e cromossomos.
Apesar de parecer uma combinação complicada, a história pode ser explicada! Acompanhe aqui.
Entenda se gato de três cores sempre será fêmea
As características do gato são determinadas pela herança genética, ou seja, vem do pai e da mãe do pet. De acordo com a médica-veterinária Mayra Susenko, os cromossomos contêm o material genético. Além disso, diferentes genes estão presentes nos cromossomos.
Assim como os seres humanos, o gato de três cores também carrega os genes e cromossomos de seus progenitores.
Logo, a cor da pelagem é uma característica dos genes dominantes. Como a médica-veterinária explica no seguinte exemplo, do portal Canal do Pet:
“Existem os genes dominantes, como, por exemplo, o W, que determina a cor branca e que não precisa de dois iguais (W/W) para se expressar. Por exemplo, um felino que tenha um gene W será branco independentemente de sua genética ser W/w ou W/W – e independentemente de ser XX (fêmea) ou XY (macho).”
Em relação aos gatos de três cores, a maioria será fêmea por conta da falta de cromossomos W na coloração. Assim, fica estabelecido que são os cromossomos X que serão os responsáveis pela cor do pet.
Nesse caso, o X determina as cores laranja ou preta, se a herança genética tiver um cromossomo X laranja e um X preto, a gata pode ser rajada. Caso tenha um gene de manchas brancas (S), a gata terá três cores.
Por conta dessa relação genética, um gato macho de três cores é uma raridade, mas pode acontecer em uma anomalia genética. Estimativamente, apenas 1% dos gatos tricores são machos.
Comentários estão fechados.