Você foi enganado: todos ainda acreditam NISSO sobre os planetas do Sistema Solar

Você ouve falar desses planetas desde criança, mas pode ser que tenha aprendido alguns conceitos errados sobre eles.

A astronomia é uma ciência que está em constante atualização, visto que a tecnologia segue avançando. Por esse motivo, pode ser que algumas das coisas que você aprendeu há anos já tenham sido desmentidas ou, pelo menos, atualizadas. Veja agora algumas das principais fake news espalhadas sobre o Sistema Solar:

Inverdades sobre o Sistema Solar que surpreendem

Veja quais informações viraram senso comum, porém não correspondem com a realidade:

Mercúrio

Por mais contraintuitivo que pareça, Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, não é o mais quente.

O planeta rochoso rotaciona em torno de seu eixo muito lentamente, de forma que um dia nele equivale a 176 dias na Terra. As temperaturas são extremas: durante o dia, alcança marcas de 430ºC, mas à noite pode atingir até -180ºC.

Vênus, embora esteja um pouco mais distante do Sol, atinge marcas ainda maiores: a superfície ultrapassa 475ºC!

Vênus

Devido à superfície rochosa e presença de uma atmosfera que retém gases e calor, além de exibirem um tamanho e densidade aproximadas, Vênus e a Terra são comumente chamados de ”planetas gêmeos”, porém isso não é verdade: essas similaridades não os tornam tão parecidos a ponto de ser possível existir vida em Vênus. Especialmente devido ao dióxido de carbono, maior composto da atmosfera de lá, que impossibilita a existência de vida no planeta.

Terra

Não, o nosso planeta não é uma grande bola azul. Viver um planeta de proporções esféricas, como retratado em filmes e imagens de livros, não é uma realidade; mas tampouco é plano. A Terra exibe um formato de elipsoide irregular, ou seja, está mais para oval do que para uma esfera. Além disso, teve o seu formato alterado periodicamente devido às inundações, terremotos, erupções e outros fenômenos.

Urano

Em 1986, a sonda Voyager 2 passou por perto de Urano e elucidou algumas dúvidas dos cientistas. Entre elas, a composição da atmosfera. Foi descoberto que ela é composta basicamente por hidrogênio, hélio e metano. Devido ao metano, liberado nas fezes das vacas, difundiu-se a ”fake news” de que Urano tinha cheiro de flatulência de vaca.

Uma nova pesquisa foi desenvolvida e divulgou que a exposição do gás às temperaturas de -200ºC do planeta impossibilitam o odor.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.