Sabia que tomates não devem ser guardados na geladeira

Por mais que durem mais tempo ao serem postos no eletrodoméstico, as frutas podem perder o seu sabor.

Ao contrário do que muitos pensam, o tomate não deve ser guardado dentro da geladeira. Embora se conservem por mais tempo no frio, as frutas podem perder o seu sabor natural. No entanto, especialistas da área ainda não sabiam o motivo da alteração de gosto. Entenda!

Leia mais: Motivos que indicam o quanto o refrigerante faz mal

Segundo especialistas, ao serem conservados na geladeira, os tomates podem sofrer alterações em seus compostos aromáticos. Assim, fazendo com que o seu gosto chegue distorcido nas papilas gustativas. Entenda mais sobre o assunto abaixo!

Compostos aromáticos: o que são?

Antes de tudo, é necessário entender o que são os compostos aromáticos e como eles influenciam na alteração de sabor do tomate ao ser exposto ao frio.

De forma básica, são os compostos que conferem aos tomates o seu aroma característico. Assim explica Denise Tieman, uma das autoras do estudo publicado na revista americana especializada Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

A cientista ainda completa que, sem os aromas, boa parte do sabor dos alimentos não é sentido, uma vez que o nosso olfato é um fator fundamental da capacidade do ser humano de degustar e apreciar a comida.

A influência da geladeira

A pesquisa publicada na PNAS conseguiu explicar o real motivo dos tomates perderem o sabor ao serem guardados na geladeira: “Basicamente, quando o tomate se resfria, ele envia um comando para si próprio dizendo que ele deve parar de produzir os compostos aromáticos”, informa Tieman.

Assim, quando colocado em um ambiente com menos de 20°C, o tomate perde os genes que permitem o desenvolvimento dos compostos aromáticos. Efeito que se acentua ainda mais após o terceiro dia na geladeira.

Ademais, em estudos anteriores, alguns pesquisadores já haviam conseguido descobrir que o frio não altera o sabor dos tomates, mas elimina os compostos aromáticos. Contudo, o que não era sabido é que os genes são bloqueados através de um processo de nome “metilação”, que acontece quando se refrigera o tomate.

Como guardar os tomates corretamente

Depois de entender o motivo da contraindicação de guardar os tomates na geladeira, aprenda como armazená-los de maneira correta.

Contudo, é válido ressaltar que após refrigerados pela primeira vez, não é possível reverter o processo de metilação. Além disso, de acordo com os autores na pesquisa, a próxima etapa do estudo é conseguir desenvolver tomates com genes que sejam resistentes ao frio.

Porém, enquanto tal fato ainda não acontece, existe uma maneira de acondicionar os tomates sem que seja necessário o uso da geladeira. Para isso, basta colocar farinha de trigo no caule e os acomodar em uma fruteira cobertos por um pano.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.