Top 10 dos países mais viciados em beber café – Brasil na lista?
Reconhecido como o maior produtor de café do planeta, o Brasil não está nem no top 10 dos maiores consumidores da bebida.
O café, também conhecido como “ouro verde”, é produzido a partir dos grãos da espécie vegetal Coffea, que é originária da região subsaariana da África, da Ásia e de algumas ilhas do Oceano Índico.
A bebida quente originada por essa planta é uma das mais populares em todo o mundo, sendo valorizada principalmente por seu aroma característico e seu sabor peculiar.
Acredita-se que a paixão pelo consumo de café tenha surgido na Etiópia, onde uma lenda local conta a história de um pastor de cabras chamado Kaldi, que descobriu o potencial dos grãos de café acidentalmente.
Segundo a lenda, Kaldi observou que suas cabras ficavam mais animadas depois de comer frutas de pés de café, o que o levou a moer alguns grãos e preparar uma bebida com eles, comprovando seus benefícios energéticos e sabor.
Estima-se que o cultivo de café tenha começado no Oriente Médio, onde as cafeterias já eram comuns no século XV em países como Turquia, Pérsia, Síria e Arábia Saudita.
Contudo, ao chegar à Europa no século XVI, o café foi rejeitado por grande parte dos europeus. Isso mudou depois que o Papa Clemente VIII (1536-1605) aprovou o café depois de beber uma xícara, fato que ajudou a popularizar a bebida na Europa e, posteriormente nas Américas, onde faz sucesso até hoje.
Atualmente, o café é cultivado em mais de 70 países tropicais e é apreciado em todo o mundo. Os grãos de café verde ou torrado são a segunda mercadoria mais exportada do mundo, ficando atrás apenas do petróleo.
No que diz respeito aos países que mais produzem café no mundo, estão no topo da lista Brasil, Vietnã e Colômbia. Mas, você sabe quais são os países que mais consomem café no planeta? Continue lendo para descobrir!
1. Finlândia
Abrimos a nossa lista com a Finlândia, famosa por ser há anos o país onde mais se consome café em todo o mundo.Para se ter uma ideia, estima-se que cada finlandês consuma 12 kg de café por ano, em média.
Por causa do sucesso da bebida, o governo instituiu que as empresas e entidades devem dar pelo menos dois intervalos de 10 minutos cada para que seus colaboradores saboreiem um cafezinho quente.
2. Noruega
Em segundo lugar na lista “países cafeteiros” está a Noruega, onde são consumidos 9,9 kg de café per capita por ano. De acordo com dados do governo, a maioria dos noruegueses bebem pelo menos três xícaras de café por dia.
Como consequência desse amor pela bebida quente, as cafeterias da Noruega são conhecidas por serem lugares agitados em qualquer época do ano.
3. Islândia
Localizada numa pequena ilha vulcânica no extremo norte da Europa, a Islândia é um país fascinante por diversos motivos. Um deles, é justamente o fato de que, apesar de pequeno, o país é um dos campeões no consumo de café no mundo, desbancando até mesmo os maiores produtores da bebida.
Dados apontam que o consumo “por cabeça” de café na Islândia é 9 kgs anuais. Segundo populares, a bebida se tornou famosa no país porque até 1987 a cerveja era proibida, enquanto o vinho era muito caro, o que fez do café a principal bebida social.
4. Dinamarca
Na Dinamarca, existe até uma espécie de encontro tradicional chamado kaffeslabberas, em que os convidados comemoram tomando café e comendo bolo.
Já os casamentos realizados no país escandinavo precisam contar com o bryllupskaffe, uma “parada para o café” em plena celebração matrimonial. Estima-se que, anualmente, cada norueguês beba 8,7 kg de café. É bastante coisa!
5. Holanda
Reconhecida como uma das responsáveis por introduzir o consumo de café nas Américas e em países da Ásia, a Holanda também é um dos locais onde mais se consome a bebida na atualidade.
Hoje em dia cada morador dos Países Baixos consome 8,4 kg, em média. Essas informações foram colhidas de dados relacionados ao comércio holandês.
6. Suécia
Enquanto no Brasil o chamado Happy Hour, ou “hora feliz”, é popular por ser um momento de descanso, na Suécia o que faz sucesso é Fika, que representa o mesmo que o Happy Hour, mas em vez de bebidas alcoólicas, o que se serve é um bom café.
O consumo de café na Suécia está em torno de 8,5 kg por pessoa, todos os anos. Já o tal Fika, consome o equivalente a nove dias e meio do tempo dos trabalhadores suecos ao longo do ano.
7. Suíça
Tendo um consumo per capita de 7,9 kg de café por ano, a Suíça figura como o sétimo país em nível de consumo da bebida em todo o mundo.
Quem visita o luxuoso país europeu pode experimentar o famoso Luzerner Kafi, uma bebida que mistura vinho e café. Além disso, vale citar que a Nestlé, dona da marca de café Nespresso, uma das mais famosas do mundo, tem sede na Suíça.
8. Bélgica
Em oitavo lugar na nossa lista, temos a Bélgica. Segundo dados oficiais, no país são consumidos nada menos que 6,8 kg de café por pessoa ao ano.
Como destaque, vale ressaltar a grande quantidade de cafés espalhados pelas principais cidades do país, a exemplo de Bruxelas e Antuérpia. Esses estabelecimentos impressionam pelo volume do seu movimento, que parece nunca ter fim.
9. Luxemburgo
Na nona posição da lista dos 10 maiores consumidores de café do mundo, temos Luxemburgo, uma minúscula nação europeia que é o integrante mais improvável dessa lista.
Segundo informações oficiais, os luxemburgueses consomem 6,5 kg de café todos os anos. Essa predileção pela bebida quente pode ser demonstrada pelo grande número de cafeterias sempre lotadas que podem ser encontradas pelas principais cidades do país.
10. Canadá
Para finalizar a nossa lista, apontamos o único país fora da Europa que pode ser considerado um dos maiores consumidores de café da atualidade. Estamos falando do Canadá, que tem um consumo per capita da bebida de 6,4 kg/ano.
Apesar da posição, o país é o berço de uma das maiores franquias de café do mundo, a Tim Horton’s, além de estar geograficamente próximo de grandes produtores de café, como Estados Unidos, Colômbia e Brasil, que é o maior de todos.
Comentários estão fechados.