Tório – História, Aplicação e Características Químicas

Tório (símbolo químico Th, número atômico 90) é um metal levemente radioativo. Ele ocorre naturalmente e é um membro da série dos actinídeos.

0

Tório (símbolo químico Th, número atômico 90) é um metal levemente radioativo. Ele ocorre naturalmente e é um membro da série dos actinídeos. Pode ser usado em ligas de magnésio para dar resistência, fabricar cerâmicas resistentes ao calor e eletrodos de solda a arco de tungstênio a gás.

Também é utilizado no revestimento de fios de tungstênio para equipamentos eletrônicos. É um material útil para a produção de combustível nuclear e está sendo considerado como combustível nuclear alternativo, em lugar do urânio.

Além disso, o dióxido de tório pode ser usado como um catalisador para várias reações químicas, em mantos para luzes de gás portáteis, e em alta qualidade.lentes de vidro para câmeras e instrumentos científicos.

História

O tório foi descoberto em 1828 pelo químico sueco Jöns Jakob Berzelius. Seu nome é em homenagem a Thor, o deus nórdico do trovão. O metal praticamente não teve uso até 1885.

O processo para produzir tório metálico de alta pureza (ou processo de iodeto) foi descoberto por Anton Eduard van Arkel e Jan Hendrik de Boer em 1925.

O nome ionium foi dado no início do estudo de elementos radioativos ao isótopo 230 Th produzido na cadeia de decaimento de 238 U antes de se perceber que o ionium e tório eram quimicamente idênticos. O símbolo Io foi usado para esse suposto elemento.

Características

O tório é um metal de transição interno da série dos actinídeos. Ele segue o actínio no período sete da tabela periódica.

Quando puro, o tório é um metal branco prateado que mantém seu brilho por vários meses. No entanto, quando é contaminado com o óxido, o tório lentamente se mancha no ar, tornando-se cinza e, eventualmente, preto. O dióxido de tório, também chamado de tória, possui um dos mais altos pontos de fusão de todos os óxidos (3300 °C).

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.