Trabalhador revela uso de recrutador falso por empresa em 'teste de lealdade'
A ‘denúncia’ foi feita por um dos trabalhadores entrevistados, que diz ter se sentido ofendido com a atitude da empresa.
No fórum online Reddit, uma história, digamos, incomum, ganhou bastante repercussão ultimamente.
Publicada no subreddit r/cscareerquestions, que é específico para questões profissionais, a história é de um funcionário intrigado com a sua empresa.
O homem, que não teve sua identidade real revelada, afirma que recebeu o contato de um suposto recrutador, que o fez perguntas sobre o seu nível de satisfação com o emprego atual.
Além de fazer questionamentos um tanto quanto estranhos, o recrutador oferecia oportunidades de emprego, caso a pessoa se mostrasse insatisfeita com o posto de trabalho do momento.
De acordo com o usuário, esse recrutador era “fake” e enviado por sua própria empresa. Isso porque, pouco tempo depois de recusar a oferta do suposto recrutador, ele recebeu um e-mail dos seus superiores no trabalho informando que ele havia passado em um teste.
Ainda segundo o trabalhador, em conversas posteriores com um de seus gerentes, ele confirmou que essa é uma prática recorrente da empresa. Eles a chamam de “teste de fidelidade do empregado” e seu objetivo é medir o nível de satisfação e lealdade dos colaboradores.
Mas, pode isso?
Assim que caiu no Reddit, essa história começou a dar “pano pra manga”, dividindo a opinião dos usuários.
O usuário que fez o “exposed” relata que desenvolveu um certo medo depois da atitude da sua empresa.
“Agora estou preocupado que todos os futuros recrutadores sejam ‘testes’ e isso deixou um gosto muito ruim na minha boca”, disse o homem.
Apesar de ter ares de ilegalidade ou prática antiética, o que a empresa em questão fez nesse caso não fere qualquer legislação. No entanto, não deixa de ser algo incomum e que realmente tende a incomodar os funcionários e danificar o clima organizacional.
“Provavelmente não é ilegal, embora faça fronteira com a fraude. Mas, como disse outro comentarista: se esse é o tipo de lugar paranoico em que você trabalha, você deve sair”, disse um usuário.
“Não é ilegal, mas é uma bandeira vermelha sugerindo que você deve começar a encontrar outro emprego”, aconselhou outro.
Construir boas relações de trabalho é a chave
No mundo competitivo de hoje, as empresas competem, inclusive, pela contratação dos melhores profissionais. Por outro lado, animosidades relacionadas a legislações trabalhistas tendem a preocupar o mundo corporativo com frequência. Por isso, situações como a exposta tendem a acontecer.
De qualquer forma, situações constrangedoras como a vivida por esse usuário do Reddit só reforçam que o ideal é construir relações de trabalho leves, abertas e seguras.
A intimidação e as ameaças de demissão só pioram o estado de satisfação dos colaboradores, gerando um ambiente de trabalho tóxico.
Comentários estão fechados.