Um casamento feliz de mais de 40 anos? Este traço de personalidade é a chave!
Veja como os traços de personalidade que podem te ajudar a ter um casamento duradouro.
Quando você está prestes a se casar, naturalmente pensa na possibilidade de compartilhar muitos anos de vida com seu parceiro, certo? Você sabia, porém, que a durabilidade de um casamento pode estar associada a determinados traços de personalidade? Segundo pesquisas, pessoas com emoções mais estáveis tendem a ter casamentos mais harmoniosos.
Isso ocorre porque a estabilidade emocional contribui para a melhoria dos traços de personalidade ao longo do tempo. Em outras palavras, indivíduos com menos tendência ao neuroticismo tendem a criticar menos seus parceiros e a apresentar comportamentos mais equilibrados.
Hoje, decidimos trazer mais detalhes sobre esse tema intrigante. Continue lendo para saber mais!
Veja como a personalidade pode ajudar em um casamento duradouro
Quando duas pessoas se casam, não é incomum que uma seja mais extrovertida e a outra, mais introvertida, certo? Isso, curiosamente, pode estar associado a maior satisfação no relacionamento.
Desta forma, uma maior satisfação no casamento geralmente conduz a uma relação mais amorosa e duradoura. Ter um parceiro que coopere e seja responsável são fatores essenciais para isso.
Contudo, um dos grandes segredos para um casamento duradouro é o controle do neuroticismo, que pode ter um grande impacto nos traços de personalidade e, consequentemente, na satisfação matrimonial.
Por que a falta de controle emocional pode ser prejudicial?
Indivíduos com níveis mais altos de neuroticismo tendem a se divorciar mais rapidamente. Isso ocorre porque essas pessoas costumam ter dificuldades em controlar suas emoções, o que reflete diretamente na saúde do casamento.
Uma pessoa com controle emocional demonstra ser um parceiro mais agradável, estável e satisfeito. Ser neurótico está ligado à falta de controle, o que pode tornar o convívio mais difícil.
Isso não é positivo para o casamento, podendo levar a um relacionamento curto e infeliz. Em pesquisas realizadas, foram estudados diversos casais, considerando a personalidade de cada um e a satisfação que tinham em seu casamento.
O resultado indicou que pessoas com neuroticismo tendem a interferir negativamente no bem-estar do outro, tornando a relação emocionalmente insalubre e levando o divórcio a ser uma opção mais frequente.
Se você almeja um casamento duradouro, a chave do sucesso é a estabilidade emocional. Afinal, cuidar da sua saúde mental significa cuidar também das pessoas ao seu redor.
Como melhorar dentro de um casamento?
Não há uma fórmula mágica para um casamento feliz, mas existem alguns hábitos que podem ser adotados para promover uma relação duradoura e saudável.
Um casamento saudável exige esforço contínuo, não no sentido pejorativo, mas sim no compromisso diário de ser uma pessoa melhor para o seu parceiro. Dessa forma, é possível cultivar uma parceria feliz que pode durar por toda a vida.
Comentários estão fechados.